Monday 8 September 2014

Presidente do Zimbabué diz que brancos deveriam voltar ao Reino Unido

Presidente do Zimbabué diz que brancos deveriam voltar ao Reino Unido


O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, afirmou que os brancos descendentes dos colonos britânicos que ainda vivem no país deveriam voltar para o Reino Unido, «de onde chegaram os seus antepassados», segundo informou este sábado a imprensa local.
Mugabe, de 90 anos e o mais longevo presidente de África, fez as declarações numa cerimónia que reuniu líderes tradicionais e membros do seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (Zanu-PF).
«Por acaso não sabem de onde vieram os seus antepassados? Todos os britânicos que estão aqui deveriam voltar para o Reino Unido», disse Mugabe, segundo o jornal digital NewZimbabwe.
«Qual é o problema? Temos aviões que podem levá-los de volta mais rápido do que os navios utilizados pelos seus antepassados», ironizou o presidente.
Mugabe lançou um polémico plano de reformas há 14 anos, através do qual o Estado expropriou a maior parte das terras que pertenciam aos brancos.
As quintas da comunidade branca foram distribuídas entre simpatizantes da Zanu-PF, mas alguns proprietários negros voltaram a arrendar as suas terras para os colonizadores.
Após a independência do Zimbabué do Reino Unido, em 1980, Mugabe foi aclamado pela sua política de reconciliação com a comunidade branca, mas desde o ano 2000 o seu governo adoptou uma postura muito dura com os descendentes dos colonos britânicos.
Mugabe acusa os agricultores brancos de apoiarem o principal partido da oposição, o Movimento por Mudança Democrática (MDC).
Os proprietários de terras denunciaram um aumento dos ataques e despejos após o presidente ter afirmado, em Julho, que a presença de brancos no país não deveria ser permitida.



Diario Digital

No comments: