Thursday 11 September 2014

Estuda-se literatura em Português no “Camões”














O CENTRO Cultural Português de Maputo (Instituto Camões) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realizam a partir da próxima segunda-feira, a 26ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa.

De acordo com um comunicado do Instituto Camões à nossa redacção, o curso deste ano será dedicado ao tema “A Viagem”, apontando as obras “A Odisseia”, de Homero, “As Viagens”, de Marco Polo, “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, “A Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift, como “exemplos de obras literárias célebres, recheadas de curiosidade e de espanto, drama e paixão, guerras e conquistas e incríveis proezas”, refere a nota.
Paralelamente ao curso, será realizada uma oficina de ilustração destinada a estudantes da Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM). A mesma será orientada pelo escritor e ilustrador português Afonso Cruz e pelo jornalista e sub-chefe da redacção do matutino “Notícias”, Júlio Manjate, na ECA, cujos resultados serão apresentados publicamente no último dia do evento (19 de Setembro), no “Camões”.
Nesta oficina serão trabalhados contos da obra “Nós Matámos o Cão -Tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana, que comemora este ano 50 anos desde a sua primeira edição.
Além de Afonso Cruz e Júlio Manjate, a 26ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa terá como convidados os escritores Almiro Lobo, Lucílio Manjate e Suleiman Cassamo que irão apresentar respectivamente os temas “Viagem, Conhecimento e Discursos”, Quanto custa uma viagem? Para quem? Para onde?” e “A Volta ao Mundo em 8 Títulos”. 
O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa e segundo o Instituto Camões, a realização cultural mais antiga daquele centro cultural português na cidade de Maputo, em parceria com uma instituição moçambicana.


Notícias

No comments: