Tuesday 23 September 2014

Perda de 41 milhões de Meticais no sector do turismo em 2013


Corrupção na Policia e atrasos da LAM: Os grandes culpados

Um estudo apresentado, recentemente, pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) revelou que a corrupção no seio dos agentes da Polícia da República de Moçambique é responsável por perdas na ordem de 41 milhões de meticais que se registaram no sector do turismo.
O estudo, apresentado no seminário sob tema “Turismo em Moçambique face ao Crescimento dos Recursos Naturais: Potencial Impacto Macroeconómico”, mostra o actual estágio do sector do turismo e quantifica o impacto dos constrangimentos com que se debatem os operadores.
“No ano passado, assistiu-se a um crescimento do índice de corrupção nas estradas, quantificado pelo número de queixas apresentadas às autoridades policiais ou pelos comentários feitos pelos turistas”, refere o estudo.
Para além da corrupção dos agentes da PRM responsáveis pela fiscalização nas estradas, o estudo aponta também como constrangimento o mau funcionamento das companhias aéreas que operam no País.
Neste ponto, faz-se menção à falta do cumprimento dos horários e irregularidade dos voos, reduzido número de rotas turísticas, entre outros problemas que prejudicam a disponibilidade de lugares e de rotas, o que reduz a rentabilidade das empresas do sector.
A baixa produtividade dos trabalhadores do sector de turismo em Moçambique se comparada com a média mundial e dos países da região constitui também um obstáculo ao crescimento desta area.
MediaFax, 22.09.2014

No comments: