Sunday, 4 May 2008

Tsvangirai: o dilema



Após quase cinco semanas de manobras dilatórias, finalmente foram divulgados os resultados das eleições no Zimbabwe: Tsvangirai venceu mas sem conseguir a maioria, sendo assim obrigado a disputar a segunda volta com Mugabe.
Em circunstâncias normais Mugabe seria humilhado numa segunda volta, mas este cenário já tinha sido planeado antecipadamente, daí a campanha de terrorismo estatal desencadeada pela Zanu-PF.
Tsvangirai afirma que obteve a maioria e a realidade é que participar na segunda volta neste clima de violência e sem observadores internacionais será um autêntico suicídio. O MDC está divido sobre a participação de Tsvangirai na segunda volta mas existe o perigo de Mugabe se declarar vencedor caso Tsvangirai não aceite participar.
Entretanto, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido qustionam a credibilidade dos resultados oficiais, os líderes africanos continuam silenciosos e Thabo Mbeki afirmou que a interferência de Gordon Brown e George Bush prejudicam o seu esforço de mediaçã entre o ZANU-PF eo MDC.

No comments: