Wednesday 7 May 2008

PGR intimida cantor Azagaia

A Procuradoria Geral da República, PGR, tem estado a incomodar o rapper Azagaia pelo facto de ter composto e cantar a sua música denominada o povo no poder. A PGR entende que Azagaia está a incitar à violência, por isso, se encarregou de o torturar numa inconfortável placa giratória de ter que
responder perguntas enfadonhas.
Quando se trata de admoestar, reprimir e condenar jornais e jornalistas, a PGR é muito hábil e célere.
Argumentam que a lei diz para PGR não dormir quando o bom nome estiver em causa. Quando se trata de corrupção, não é uma questão urgente para a PGR.
Mesmo em férias judiciais, para tramar jornais e jornalistas, a PGR e os Tribunais estão abertos. Tal celeridade foi evidente na queixa que o Procurador-geral da República, Augusto Paulino, move contra o ZAMBEZE que, em menos de 24 horas, estava no banco dos réus. O tribunal, há quase dois anos, ia paralisar a Stv.
Os jornais e jornalistas são condenados e sujeitos a indemnizações com a intenção de os abafar. Os que procedem de tal modo, vimo-los a bater palmas, no Centro de Conferência Joaquim Chissano, a 03 de Maio, na cerimónia da atribuição do prémio mundial da liberdade de imprensa, à jornalista mexicana, Lídia Ribeiro.
Editores dos independentes queixam-se da intranquilidade suscitada pelas inundações de notificações judiciais, em momentos inapropriados. O voluntarismo de alguns magistrados limita a liberdade de opinião e de imprensa. A PGR e os Tribunais actuam como se tivessem recado do Governo para intimidar e censurar os media. Esta virose já faz outras vítimas - os músicos.
Qualquer dia, seremos obrigados a submeter à PGR o que pretendemos publicar ou o que os músicos quiserem cantar. Em Moçambique, a PGR e os Tribunais não são órgãos de censura. Nem mesmo o voluntarioso Conselho Superior de Comunicação Social tem prerrogativas para incitar a PGR a processar jornais e jornalistas.
É espantosa a agilidade da PGR e Tribunais contra a liberdade de opinião
e de Imprensa porquanto existem processos que jazem, sem desfecho, mais de uma década nas gavetas dos procuradores e juízes. Há casos graves de corrupção denunciados pelo Tribunal Administrativo em que o Estado ficou bastante lesado, mas a PGR faz ouvidos de mercado.
O caso da venda, a preço de banana, da TEXMOQUE demonstra a ausência de Estado de Direito. O IGEPE ofereceu 300 mil dólares do Estado à Multiplier, depois de uma distribuição proporcional pelos sócios. As notícias do MAGAZINE sobre os roubos no INSS não preocupam a PGR?
O ex-ministro do Interior, Almerino Manhenje, é indiciado de ter desviado
220 biliões de meticais da antiga família. Recentemente, Anibalzinho disse ter sido protegido por ele para as fugas misteriosas que protagonizava. Não acontece nada a Manhenje?
Quem incita à violência é a PGR e os Tribunais que não capturam os corruptos e fazem-se de cegos, perante ilegalidades. Deixem Azagaia cantar em paz o seu povo no poder!

( Edwin Hounnou, em “ A TribunaFax ‘, de 05-05-08, retirado com a devida vénia )

3 comments:

Ximbitane said...

Ha coisas que nao deviamos estranhar por serem tao estranhas que se tornaram habituais tal como essa de "nao dormir quando o bom nome estiver em causa".

Digam o que disserem, façam o que fizerem, enquanto nao puserem uma amordaça na boca do Azagaia, ele continuara a cantar musicas com conteudo e acima de tudo verdades, doa a quem doer.

E nessa dor, deviam é aprender e autocorrigirem-se em vez de querer corrigir quem esta certo so porque a verdade nao lhes favorece.

JOSÉ said...

Isto chegou a tal ponto que não conseguirão amordaçar todos os que ousam exprimir a realidade moçambicana, por cada Azagaia amordaçado vão surgir certamente outros dois Azagaias, o que será preciso para que esses senhores saibam que a paciencia está a esgotar-se?
Gostei da tua análise!

Ximbitane said...

Antes que me acusem de incitamento à violencia, mas não tarda muito que a classe cultural se revolte.

Felizmente essa classe nao tem necessidade de se degladiar nas ruas como o povão, mas nas artes... ah, se vão ou melhor, já estão e o Azagaia é apenas um dos mais visiveis!

Ops, Azagaia?! Hehhehee, ele que continue a dar as suas flechadas!!!