Wednesday 16 December 2015

RENAMO BOICOTA INFORME SOBRE ESTADO GERAL DA NAÇÃO

 A bancada parlamentar da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, boicotou hoje o Informe anual sobre o estado geral da Nação, apresentado na Assembleia da República (AR) o parlamento do país.
O Informe anual, apresentado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, numa sessão solene do parlamento, decorreu no quadro das normas exigidas pela Constituição da República, bem como pelo Regimento da AR.
Os deputados da Renamo cumpriram com actos regimentais introdutórios, tendo-se colocado de pé quando o Chefe do Estado se dirigiu a galeria presidencial do plenário.
A bancada da Renamo marcou as presenças, criando o quórum e escutou a intervenção da Presidente da AR, Verónica Macamo.
Na ocasião, Macamo afirmou que a vinda de Nyusi ao parlamento constitui uma “verdadeira escola no exercício de prestação de contas ao povo”.
Logo que a Presidente do mais alto órgão legislativo do país terminou a sua intervenção e, seguidamente, convidou o Presidente da República a dirigir-se ao pódio, eis que a chefe da bancada da Renamo, Ivone Soares, pós se de pé e semelhante movimento fizeram os deputados da Renamo, abandonando o plenário.
Isto acontece enquanto a bancada parlamentar da Frelimo aplaudia a entrada do Chefe de Estado no plenário.
No entanto, aglomerados na sua sala da bancada, na AR, e, forçada a se pronunciar sobre a atitude tomada pelos parlamentares, Soares explicou que o partido no poder, a Frelimo, não tem respeitado os compromisso assumidos no Centro de Conferências Joaquim Chissano entre o ex-Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Nós temos estado a fazer tudo de forma pacífica para garantir que as eleições de Outubro passado possam garantir, de uma vez por todas, que os moçambicanos possam ter os líderes em quem votaram”, disse.
Soares afirmou que a bancada da Renamo não foi informada em tempo oportuno sobre a vinda do Chefe do Estado, pelo que “não está preparada para escutar o Informe”.
A bancada da Renamo já boicotou várias vezes as sessões solenes, incluindo ordinárias, sobretudo nas apresentações do Informe anual sobre o estado geral da Nação.




(AIM)

No comments: