Friday 11 December 2015

Corrupção custou cerca de 4,9 mil milhões de dólares nos últimos 10 anos

 

As conclusões são do CIP, num estudo em que nos casos de amostra de corrupção pontificam as Alfândegas e a EMATUM entre outros.
Qual é o preço que Moçambique paga pela corrupção generalizada no país? Qual é o custo da corrupção para a economia moçambicana, para o Estado e as para pessoas? Estas foram as perguntas feitas no início do estudo conduzido pelo Centro de Integridade Pública (CIP), cuja apresentação foi ontem tornada pública, dia mundial de luta contra a corrupção, por ocasião da celebração do décimo aniversário daquela organização da sociedade civil.
“Em poucas palavras: o preço da corrupção, como foi observado durante os últimos dez anos, em uma amostra de caso, está na faixa de até 4,9 mil milhões de doláres americanos, o equivalente a cerca de 30% do Produto Interno Bruto, em 2014 e 60% do orçamento de 2015”. Refere o CIP.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi resultado de cinco meses de trabalho intensivo de uma equipa de investigação composta por investigadores do CIP, da U4 Anti-Corruption Resource Centre (u4) and the Christian Michelsen Institute (CMI).
O documento na posse do Confidencial refere que no Índice de Percepção da Corrupção mundial (GPI) de 2014, Moçambique mantém a posição 119 entre 175 países, com uma pontuação de 31 pontos em uma escala entre 0 (mais alto) e 100 (mais baixo).
Em comparação com os anos anteriores, não se vislumbram muitas mudanças em termos de pontuação (em 2012 estava na posição 31 e em 2013 na posição 30), embora Moçambique tenha melhorado ligeiramente a sua posição geral do ranking de 123 que detinha em 2012.
No contexto continental, Moçambique, Serra Leoa e Tanzânia, constam da lista dos 20 dos países mais corruptos de África.
O documento em questão frisa que em relação aos esforços nacionais para medir a corrupção em Moçambique, foi feita uma segunda avaliação nacional das percepções de corrupção, em 2010, encomendado pelo Ministério da Função Pública. “Os resultados mostram que a polícia, departamentos de licenciamento, unidades de colheita e os serviços aduaneiros, bem como os serviços de saúde e educação e justiça, são considerados por empresas e famílias como focos de corrupção endêmica.”
Nessa avaliação do tutela da função, acresce-se que práticas corruptas são percebidas com maior frequência na capital Maputo, o centro do poder político, governamental e administrativa. Do governo (políticos e funcionários do governo), seguidas pelas empresas e traficantes de drogas transnacionais são vistos como as instituições percebidas com uma influência considerável sobre as práticas de corrupção. Um outro estudo sugere que os focos de corrupção em Moçambique estão na Gestão Financeira Pública (processos orçamentais; contratos públicos; administração da receita), no judiciário, polícia, e meio ambiente, recursos naturais e indústrias extrativas.
De acordo com o relatório anual de 2014 da Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentado ao Parlamento, entre 2012 e 2013 refere que um total de 876 casos de corrupção relacionados, incluindo fraude e peculato foram registrados pela instituição e pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) e as suas delegações regionais. “296 acusações foram feitas e 138 casos finalmente julgados”. De acordo com a pesquisa do CIP “O total de todos os casos de corrupção registados representa apenas 2% de todos os casos criminais durante esse período. O dano total ao tesouro do estado atribuível à corrupção foi estimado em cerca de 2 milhões de doláres”.
O quadro metodológico e analítico descrito acima produziu os valores agregados dos casos de corrupção para o período 2012-2014 permite o cálculo do custo direto total de todos os 36 casos documentados. O pressuposto, é que os dados utilizados na amostra representam apenas estimativas plausíveis de valores monetários envolvidos nos actos de corrupção registrados.
O retrato…
O retrato que emerge da análise é a de uma economia moçambicana e, por implicação, a sociedade em geral, severamente afectada pela corrupção.
“O valor anual acumulado do custo da corrupção, a preços correntes é entre 4,8-4900000000 US $, equivalentes a cerca de 30% do PIB em 2014. Essa percentagem esta muito acima da média de outros países africanos.
Nos casos da amostra em que a corrupção esta acima 200.000 doláres notificados no estudo do CIP pontificam as Alfândegas; a EMATUM; as importações de combustíveis líquidos; as aquisições no sector das telecomunicações; e aquisições no sector da construção a / obras públicas.
“No período sob observação, as práticas de corrupção nas Alfândegas podem ser identificados como a principal causa de danos à economia envolvendo grandes somas de transações ilícitas. Alfândega de suborno relacionados, subnotificação e evitar o pagamento de impostos de importação ter custado o estado caro. A única perda mais importante de recursos públicos registrados na amostra está relacionada com a montagem de um Aduaneiro – sistema sombra destinada a contornar o sistema oficial MCNET. Ele custou ao país cerca de 2,5 mil milhões de doláres por ano, ou seja, mais de 1 bilhão de dólares do que o total das despesas orçamentadas para a educação e saúde (1,4 mil milhões de US $) em 2015.”
O estudo fornece uma série de recomendações de curto e médio prazo destinadas a reduzir o custo da corrupção através de medidas específicas. Ele sugere três áreas de reforma que, em uma perspectiva de longo prazo, precisam ser abordadas para reduzir a exposição do país à corrupção. Refira-se que entidades como a PGR, convidadas para o evento, não se fizeram presentes ao evento.


No comments: