Wednesday 9 December 2015

APROVADA ONTEM PELO GOVERNO: Nova estratégia vai alavancar o turismo























OS INVESTIMENTOS em curso na área do turismo no país devem alavancar a economia com a oferta de serviços de qualidade, inovadores e atraentes, conseguindo conquistar, de forma sustentável, um espaço nos mercados nacional e mundial.
Com efeito, o Governo, reunido ontem em mais uma sessão ordinária, aprovou o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo para o período 2015/2024, tendo como enfoque o aumento da competitividade, tirando partido do seu potencial e do desenvolvimento e oferta de serviços turísticos de qualidade.
Segundo Mouzinho Saíde, o plano de acção a ser aprovado nesta sequência deve permitir o desenvolvimento do turismo como um vector fundamental para um rápido crescimento económico e a geração de emprego.
Para tal, impõe-se o aumento do número de visitantes, incentivando a indústria hoteleira local como também a diversificação dos produtos oferecidos que possam atrair mais turistas ao país.
O plano de acção preconiza a melhoria da qualidade de serviços, da formação de pessoal e a criação de condições para que se possa investir mais nas várias formas de turismo, entre as quais o cultural, de praia e de caça.
Moçambique oferece aos visitantes diferentes tipos de turismo, a destacar: o turismo de sol e praia, o eco-turismo, o cultural e artístico, o gastronómico, o científico, o de natureza, o rural e urbano, o de recreio, o de negócios, de aventura, com especial enfoque para o mergulho em áreas de corais, o de saúde, dentre outros. Nas suas onze províncias encontram-se diversos atractivos que fazem deste país uma autêntica pérola no Oceano Índico.
O seu rico e pouco explorado potencial turístico torna o país um excelente ponto para investimentos estrangeiros e locais, com vista a aumentar a oferta da infra-estrutura turística, de apoio ao turismo, com grande enfoque para os transportes turísticos e outros serviços turísticos, como agências de turismo e de viagem.
Com efeito, ainda ontem o Conselho de Ministros aprovou o regulamento das agências de viagens e turismo e de profissionais de informação turística, que é um quadro que vai reger o licenciamento e funcionamento de agências de viagem e turismo, bem como as actividades de informação turística.
O Governo tem vindo a insistir no papel que o sector privado deve desempenhar no desenvolvimento do turismo em Moçambique como alavanca para o sector.
Ainda ontem, o Conselho de Ministros apreciou a informação sobre o Ensino Técnico-Profissional, tendo em vista a sua popularização e atracção de mais candidatos à sua frequência.
Existem neste momento 140 instituições do Ensino Técnico e no plano do sector consta a intensificação de acções para a promoção da imagem do Ensino Técnico-Profissional como forma de sensibilizar a sociedade, em geral, e os jovens, em particular, no sentido de abraçarem o Ensino Técnico-Profissional como uma opção e não como uma alternativa ao Ensino Secundário Geral ou como corredor de passagem para o acesso ao Ensino Superior. Neste quadro, será implementado um sistema de aconselhamento e orientação vocacional aos vários níveis do sistema para promover o Ensino Técnico-Profissional no quadro do desenvolvimento do capital humano para responder aos desafios que se apresentam ao país.
O Conselho de Ministros determinou, igualmente ontem, a incorporação, até 30 de Novembro de 2016, de 1000 recrutas para o Serviço Cívico de Moçambique.
O Governo aprovou ainda novos estatutos para o Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER) e para a Comissão Nacional dos Títulos Honoríficos e Condecorações visando optimizar o seu funcionamento.




Notícias

No comments: