Thursday 10 December 2015

Maputo e Matola : Natal e Fim-de-Ano com restrições de água e de luz


As cidades de Maputo e Matola vão passar o Natal e Fim-de-Ano de 2015 a sofrerem constantes cortes e restrições no forneciment de água e energia eléctrica. Depois de, na semana passada, a Electricidade de Moçambique ter anunciado cortes nos próximos meses, devido a avaria na sua rede de distribuição, esta semana foi a empresa Águas de Maputo a anunciar também incapacidade no fornecimento de água regularmente  nos próximos tempos.
A empresa que fornece água aos residentes das cidades de Maputo e Matola diz que o centro servidor que abastece a Matola já não aguenta a procura e que foi concebido, em 2010, para abastecer apenas 5000 clientes, o equivalente a 15.000 pessoas, mas actualmente é forçada a suportar o abastecimento para quase 100.000 pessoas.
A empresa Águas de Maputo diz ainda que não tem capacidade para aguentar a procura e que os frequentes cortes de energia eláctrica agravam ainda mais os baixos níveis de distribuição por parte da empresa.
A empresa pública de abastecimento de água da Região de Maputo diz também que as restrições de água na cidade da Matola, província de Maputo, se devem à explosão demográfica naquela urbe e às frequentes restrições de energia eléctrica.
O director de Águas da Região de Maputo, área operacional da Matola, Fabião Guiele, explicou, numa conferência de imprensa, que os bairros mais afectados são os de Mussumbuluco, Txumene, Tsalala e Machava, na Matola.
Segundo Fabião Guiele, a Águas de Maputo não tem neste momento nenhum plano de aquisição de  um gerador para ajudar a suprir os problemas decorrentes dos frequentes cortes de energia eléctrica.
"Tenho de afirmar que, efectivamente, a disponibilidade de um grupo gerador é inimaginável. Se formos a para a receita da empresa, podemos dizer que ela necessitaria de quatro anos a produzir e facturar, sem usar um único metical dessa receita, para aquisição de um grupo gerador para poder movimentar o equipamento da estação de tratamento do Umbeluzi”, explicou o director.
Nos últimos meses, as cidades de Maputo e Matola, sobretudo a Baixa da capital, têm sido alvo de frequentes cortes de energia eléctrica, alegadamente devido a avarias no sistema tecnológico da EDM. Esta situação acontece numa altura em que as duas cidades estão com temperaturas que chegam a rondar os quarenta graus centígrados. (Eugénio da Câmara)




Canalmoz, 10 de Dezembro de 2015
 

No comments: