Tuesday 6 March 2012

Equipa de filme norte-americano retida 12 horas pela migração no aeroporto de Mavalane, em Maputo

Os serviços de migração do Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo, retiveram durante cerca de 12 horas uma equipa de produção sul africana, composta por mais de uma centena de pessoas entre actores e técnicos, que pretende filmar em Moçambique cenas de um filme de Hollywood.
A nossa reportagem contactou o advogado desta super produção, Rodrigo Rocha, que contou-nos que cerca das 11 horas desta segunda-feira a equipa de filmagens - composta por cidadão norte-americanos, ingleses, sul africanos, e de outras origens - aterrou no aeroporto de Mavalane, num avião fretado, e depois de haverem passados pelos procedimentos de migração do Aeroporto foram chamados de volta aos serviços de migraçao do aeroporto alegadamento por possuirem vistos de entrada como turistas e sem autorização para realizar filmagens em Moçambique.
As autoridades de migração moçambicanas chegaram inclusive a reter a tripulação, do avião que trouxe esta equipa de filmagens da África do Sul, pois havia possibilidade destes profissionais da sétima arte poderem ser repatriados para o local de origem do voo.
Segundo a nossa fonte estas filmagens obedecem aos requisitos das autoridades moçambicanas existindo inclusive uma autorização do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC) e outra do Ministério da Cultura nacionais.
Entretanto um oficial da migração no aeroporto de Mavalane, que falou na condição de anonimato, afirmou que este grupo foi retido pois os serviços de migração e o Ministério do Interior não foram informados da sua chegada nem das filmagens que pretendem realizar.
Cerca das 23 horas a equipe deixou o aeroporto de Mavalane em direcção as unidades hoteleiras da capital do país onde vão ficar instalados. Contudo ainda não tem autorização para iniciar a rodagem do filme, orçada em cerca de 1,5 milhão USD, prevista para arrancar esta Terça-feira.

A Verdade

No comments: