Thursday 1 March 2012

“É só copo… todos os dias”


Cresce consumo de álcool em Moçambique.

O consumo de bebidas alcoólicas tem estado a ganhar contornos alarmantes no nosso país. Dados facultados à nossa equipa de reportagem pelos Serviços de Psiquiatria do Hospital Central de Maputo (HCM) indicam que, pelo menos, 247 pessoas foram internadas devido a complicações causadas pelo consume excessivo do álcool.
Entretanto, o número exacto pode ser mais alto, caso se juntem dados do Hospital Psiquiátrico de Infulene, que também recebe doentes com perturbações causadas pelo consumo de bebidas, e de outras áreas, como Medicina, Cardiologia, Neurologia, entre outras que recebem doentes com complicações decorrentes do consumo de álcool, segundo deu a conhecer a médica Rosel Salomão, do HCM.
O que mais preocupa as autoridades sanitárias é o facto de a maior parte dos pacientes ser composta por jovem, e 67% dos quais do sexo masculino. Estes dados revelam, claramente, que os jovens é que mais consomem álcool no país, facto que pode ser, facilmente, testemunhada em qualquer esquina da cidade de Maputo.
A nossa equipa de reportagem escalou o bairro da Mafalala, onde encontrou muitos jovens a beber aguardente, vulgo “tontonto”, durante a manhã de um dia normal de trabalho.
Dos referidos jovens, estava Eduardo Armando, de 24 anos de idade. O mesmo não estuda, faz trabalhos domésticos esporádicos e, com o dinheiro que ganha, compra alguns mililitros de aguardente para consumir.
Outro jovem, Nelson Cossa, de 26 anos de idade, tem rotina definida: quando amanhece, dirige-se à casa da senhora Elisa Mabuangue, onde se vende “tontonto” e, na companhia dos seus comparsas, fica à espera de algum “biscate”, enquanto consome álcool.

Francisco Mandlate, O País

No comments: