Monday 8 December 2008

Anibalzinho foge do Comando da PRM

MAPUTO – Aníbal dos Santos Júnior, o mecânico do Alto-Maé, responsável pelo assassinato do jornalista e editor do extinto Jornal Metical, Carlos Cardoso, no dia 22 de Novembro de 2000, voltou evadir-se, na manhã do domingo, das celas do Comando da Polícia da República de Moçambique.
Até agora, as informações à volta da fuga do Anibalzinho são escassas, mas o A TribunaFax apurou que com ele fugiram outros dois criminosos, Samito e um seu comparsa, Dodinho. O estranho, no meio desta evasão, é que a cela de Anibalzinho tem uma forte segurança, para além de que ele e seus dois comparsas da fuga estavam em celas diferentes.
Alguns círculos de opinião consideram que Anibalzinho foi posto a fugir porque existe um processo em investigação contra o ex-ministro do Interior, Almerino Manhenje, detido na Cadeia Civil, acusado de desvio de dinheiro do Estado, a partir do Ministério do Interior quando era titular da pasta. O processo em causa está, suposta-mente, ligado às anteriores fugas de Anibalzinho, que, em Tribunal, declarou que nunca fugiu, mas sim, posto a fugir.
Samito e Dodinho estavam a ser investigados sob suas ligações com o foragido Agostinho Chaúque e o seu comparsa abatido pela Polícia, Mário Mandonga, na cidade da Matola.
A PRM já veio a público afirmar que os três fugitivos se escapuliram das celas do Comando da Polícia depois de terem perfurado a parede com uma chave de fenda e serrote.

( A Tribuna Fax, com data de 08/12/08 )

6 comments:

Ximbitane said...

Engraçado, um pilha-galinhas, que habitualmente fica com segurança minima, nao consegue escapar das masmorras. E olhem so, o mecanico fugiu graças a uma chave de fenda. Façam-me o favor!

Nelson said...

E eu tenho tempo de pensar nisso? Tou so preocupado com a quadro festiva que estara bem mais perigosa do que ja seria.

Ximbitane said...

Ao menos ainda tens quadra festiva em perspectiva. Por ca, em Maputo, andamos aterrorizados. A Policia passea-se em alta velocidade e os riscos de levar um balazio perdido, tal é o estado de tensao, deixam-nos profundamente inseguros.

JOSÉ said...

Ximbi e nelson, este caso Anibalzinho mexe mesmo com a nossa consciencia colectiva e enquanto os politicos nao forem responsabilizados, os contornos desta novela permanecerão obscuros.
É inconcebível que o Ministro do Interior não seja demitido!
Espero que este clima de insegurança seja ultrapassado de modo a que possam gozar uma quadra festiva normal.

Ximbitane said...

Hahahahaaha, desculpe-me amigo José, tenho muito respeito por si, alias é o meu mano, nao é? Mas, se aquando da explosao do paiol, nao houve demissoes, nem compulsivas quanto mais voluntarias, porque neste caso sera diferente?

JOSÉ said...

Ximbi, concordo mesmo contigo, eu também não acredito que alguem venha a ser demitido ou responsabilizado. Eu apenas afirmo que em democracia os politicos devem ser responsabilizados e demitidos se for o caso. Isto só prova que estamos muito longe do ideal democrático!