Thursday 16 March 2017

Trump quer cortar ajuda ao estrangeiro

O PRESIDENTE dos Estados Unidos, Donald Trump, vai propor cortes drásticos na ajuda do país ao estrangeiro e a programas ambientais no seu primeiro orçamento, que dá particular peso à Defesa e que será divulgado hoje, quinta-feira.
Num plano que pretende reflectir as promessas de campanha, o líder republicano vai propor um corte de 28 por cento no financiamento ao Departamento de Estado.
O corte é tido como um prenúncio de fortes reduções na ajuda ao estrangeiro e no financiamento das agências da ONU, que terão efeitos colaterais em todo o mundo.
O Pentágono será o grande vencedor, com um aumento de quase 10 por cento, que resulta em mais fundos ao orçamento da Defesa que já é maior.
Para justifica a tesourada no orçamento, o chefe da diplomacia norte-americana, Rex Tillerson, disse hoje que o Departamento de Estado não pode manter o nível “insustentável” de gastos.
 “O nível das despesas do Departamento de Estado tornou-se insustentável”, disse Tillerson durante uma conferência de imprensa em Tóquio.
 “Nós vamos ser capazes de fazer muitas coisas com poucos dólares”, afirmou Rex Tillerson reconhecendo, no entanto, que não “vai ser fácil”.
“Com a ajuda de todos no Departamento de Estado vamos conseguir melhores resultados para o povo americano, no futuro”, acrescentou.
Separadamente, cerca de quatro mil milhões de dólares serão destinados este ano e no próximo para começar a construir o muro na fronteira com o México.
A promessa de construção de um muro fronteiriço com o México é uma das mais polémicas de Trump, que insiste que o país vizinho vai reembolsar os Estados Unidos pela obra.
O custo estimado do muro tem vindo a crescer progressivamente desde os cerca de 8 mil milhões de dólares calculados inicialmente por Trump até aos 21.6 mil milhões, segundo os últimos cálculos do Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla inglesa) que já reconheceu que vão ser pagos com dinheiro aprovado pelo Congresso.

No comments: