Thursday 9 March 2017

Sete quilos de cornos de rinoceronte provenientes de Moçambique apreendidos em Hong Kong


Os serviços aduaneiros de Hong Kong apreenderam na quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Hong Kong, sete quilos de cornos de rinoceronte provenientes de Maputo e detiveram um suspeito, noticia hoje a Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Citando um comunicado do governo da Região Especial de Hong Kong, a AIM adianta que o produto confiscado está avaliado em cerca de 180 mil dólares de Hong Kong (cerca de 22 mil euros) e estava embrulhado em folhas de alumínio e guardado na mala do viajante detido por suspeita de envolvimento no caso.
Os serviços aduaneiros de Hong Kong vão entregar o caso ao Departamento da Agricultura, Pescas e Conservação da região, para dar seguimento às investigações, acrescenta a AIM.
Cornos de rinocerontes e pontas de marfim provenientes de Moçambique são frequentemente confiscados em aeroportos e portos de países asiáticos, onde são vendidos pela crença das suas propriedades curativas.
A procura por cornos de rinoceronte e pontas de marfim é apontada como a principal ameaça à sobrevivência de rinocerontes e elefantes em Moçambique e na vizinha África do Sul, onde a caça furtiva é bastante ativa.



No comments: