Wednesday 22 March 2017

Desenvolvimento Humano: Moçambique entre os oito países com o mais baixo índice


Moçambique está entre os oito países do mundo com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando o 181.º lugar da classificação de 2016, indica o Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, divulgado hoje em Estocolmo.

Segundo o relatório da autoria do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), na avaliação do IDH, Moçambique alcançou 0.418 valores, face a uma cotação máxima de 0.949 valores obtida pela Noruega, que está em primeiro lugar da tabela, com o Desenvolvimento Humano mais elevado.
Moçambique perdeu no total 33% na avaliação dos indicadores analisados no IDH e registou 0.390 valores no Índice de Pobreza Multidimensional, 0.574 pontos no Índice de Desigualdade do Gênero e 0.879 no Índice de Desenvolvimento do Género.
Com a pontuação obtida, Moçambique é o pior colocado no IDH entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), encontrando-se três lugares abaixo da Guiné-Bissau, o segundo pior da comunidade, no lugar 178 do quadro.
O país também é o pior no contexto da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), encontrando-se, em termos regionais, atrás da RDCongo, o segundo pior colocado na África Austral, com 0.435.
A nível global, a Noruega ocupa o primeiro lugar do índice e a República Centro-Africana o último.

No comments: