Wednesday 1 March 2017

Programa Alimentar Mundial vai auxiliar 50 mil vítimas do ciclone em Moçambique


O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas vai apoiar, durante três meses, 50 mil pessoas afetadas pelo ciclone "Dineo", que assolou este mês a província de Inhambane, no sul de Moçambique, anunciou hoje o governo provincial.
Em declarações à comunicação social em Inhambane, o secretário-permanente da província, Ricardo Nhacuongue, afirmou que o PAM vai prestar apoio alimentar e distribuir cobertores e tendas escolares, de março a maio.
"Precisamos de 746 tendas escolares e, neste momento, temos apenas 17, vamos priorizar as escolas primárias, devido à urgência com que as crianças devem voltar a ter aulas", afirmou Nhacuongue.
O ciclone "Dineo" matou sete pessoas e feriu mais de 50, deixando 770 mil pessoas numa situação de vulnerabilidade.
O ciclone destruiu 106 salas de aula e cerca de 70 unidades de saúde, provocando prejuízos estimados em 900 milhões de meticais (cerca de 12 milhões de euros).
Na semana passada, a coordenadora das Nações Unidas em Moçambique, Márcia Castro, disse em Maputo que a organização vai mobilizar o sistema humanitário internacional para o apoio às vítimas do ciclone.
Moçambique é ciclicamente afetado por calamidades naturais, com cheias, ciclones e seca.






No comments: