Tuesday 23 August 2016

HÁ AVANÇOS QUANTO A CESSAÇÃO DE HOSTILIDADES - MEDIADORES

 
 Os mediadores internacionais do diálogo político em Moçambique, entre o Governo e a Renamo, afirmam que as conversações sobre a cessação das hostilidades militares estão a registar alguns avanços, com as partes a manifestarem disponibilidade em concordar em certos pontos.
Temos alguns pontos que indicam não haver problemas entre ambos. Mas há outros que precisam de ser discutidos e aprofundados, disse Mário Raffaelli, Porta-voz dos mediadores, sem avançar detalhes.
Segundo Raffaelli, a discussão sobre a cessação das hostilidades iniciou sexta-feira última, após uma proposta feita pelos mediadores das conversações que visam restabelecer a paz efectiva em Moçambique.
A discussão foi feita na base de uma proposta entregue às partes na sexta-feira pelos mediadores, tomando em consideração o que foi discutido com ambas as delegações em encontros bilaterais, semana passada, disse a fonte.
Esta é a primeira vez que a Comissão Mista presta declarações à imprensa, após a polémica da semana passada relacionada com a reivindicação da Renamo em Governar nas seis províncias que alega ter vencido nas eleições gerais de 2014.
Na altura, o Porta-voz do encontro, José Manteigas, leu um documento anunciando a criação de uma sub-comissão que vai criar um pacote legislativo sobre a descentralização no país.
Sobre a governação nas seis províncias, as delegações concordam que devem ser encontrados mecanismos legais para a nomeação provisória dos governadores provinciais oriundos do partido Renamo o mais cedo possível, leu Manteigas.
Após esta declaração, alguma imprensa noticiou que o Governo concedeu as seis províncias à Renamo o que levou a delegação governamental a convocar uma conferência de imprensa para esclarecer o assunto.


(AIM)

No comments: