Monday 1 April 2013

Movimento intenso na fronteira de Ressano a partir de hoje

Regresso à África do Sul.


Desde sexta-feira, o movimento de pessoas e viaturas reduziu consideravelmente, mas as autoridades estão atentas para responder a longas filas na fronteira, devido ao regresso de mineiros e não só.
Inicia hoje o movimento de regresso dos mineiros moçambicanos à África do Sul, passado pela fronteira de Ressano Garcia, para retomarem as suas actividades. Igualmente, prevê-se que milhares de turistas escalem aquela fronteira de regresso às suas origens, depois de um fim-de-semana em Moçambique.
Assim, as autoridades aduaneiras esperam que o movimento de pessoas e viaturas se intensifique a partir da madrugada desta segunda-feira, já que a jornada laboral, naquele país, só inicia amanhã (terça-feira).
Hoje é feriado na África do sul, por ocasião do dia da família, o que leva milhares de pessoas a atravessarem em massa para aquele país.
Na semana passada, as alfândegas de Moçambique registaram, no sentido África do Sul -Moçambique, a passagem de 21 mil viaturas, transportando milhares de pessoas.
Deste modo, as Alfândegas dos dois países já estão preparadas e com os escritórios apetrechados para despachar os expedientes do lado moçambicano, no quilómetro 4, uma medida para controlar enchentes. “Já activámos as nossas forças conjuntas de Moçambique e África do sul para acelerarmos os processos de atendimento das pessoas que vão à África do Sul”, explicou Adriano Sumbana, gestor do posto de paragem única de Ressano Garcia, no Quilómetro 4.
Ainda este domingo, a polícia da República de Moçambique reuniu-se com vendedores ambulantes que operam em Ressano para anunciar tolerância zero a distúrbios e extorsão a turistas naquele ponto do país.
Desde sexta-feira, o movimento de pessoas e viaturas era fraco na fronteira de Ressano Garcia, e as mesmas eram atendidas directamente na fronteira de cada país. Durante a semana santa, não houve grandes incidentes na fronteira de Ressano Garcia, tendo sido apenas registado um ligeiro acidente, onde uma viatura embateu contra um carro estacionado, sem causar vítimas.


O País

No comments: