Thursday 11 April 2013

Maputo: Livraria Minerva promove 78.ª Feira do Livro

A Livraria Minerva realiza, entre os dias 18 de Abril e 4 de Maio, em Maputo, a sua 78.ª Feira do Livro, um evento tradicional no país, que este ano coincide com a celebração do seu 105.º aniversário.
O acto inaugural terá lugar no dia 18 de Abril, a partir das 18.00 horas, na sede da Minerva, e contará com a presença do Ministro da Cultura, Armando Artur, e dos escritores Luís Bernardo Honwana, Lília Momplé, Sulemain Cassamo, Ungulani Ba ka Khosa, Sónia Sultuane, Barnabé Nkomo, entre outros.
De acordo com a organização, na ocasião será inaugurada uma exposição documental, que comporta fotografias, máquinas de escrever, recortes de anúncios em jornais, livros raros, entre outros objectos que fazem parte da história da Minerva.
Com cerca de 1000 títulos, nas mais diversas áreas, a feira contará com a participação de mais 20 autores moçambicanos.
Durante o evento será também lançado o livro “Minerva 100 Anos”, que retrata um século de vida da instituição. A mesma é da autoria do jornalista Machado da Graça em parceria com o historiador António Sopa.
Está também agendado um debate sobre a livraria para o dia 26 de Abril, em que os autores e outras personalidades falarão da sua relação com a Minerva.
Para além destas actividades, o evento terá, entre outras acções, uma “caça ao tesouro” na Fortaleza de Maputo, actividades infantis com presença de animadores, lançamentos de livros, sessão de poesia no Dia internacional do Livro que se assinala no dia 23 do mês corrente, concurso de escrita e uma homenagem ao escritor Luís Bernardo Honwana, autor da célebre obra “Nós Matamos o Cão Tinhoso”.
Para realizar a feira, a Minerva contará com a colaboração da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), Poetas d’Alma do ICMA, Ministério da Cultura, Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Projecto Formiga Juju, Projecto Ler para Crescer e Plural Editores.
Fundada em 1908, a Livraria Minerva é a mais antiga do país e uma das mais antigas do Continente Africano.

RM

No comments: