Tuesday 22 April 2008

Paulina Chiziane: um livro polémico?

http://dn.sapo.pt/2008/03/24/artes/muitas_mocambicanas_olham_homem_bran.html
"Muitas moçambicanas olham homem branco como salvação", ISABEL LUCAS, Paulina Chiziane, ESCRITORA
O romance que publicou agora em Portugal e será editado em Moçambique questiona o envolvimento dos indígenas na colonização.
Polémica garantida?

É um livro polémico. Tenho consciência, mas era preciso começar a discutir o problema. Olhávamos para o invasor como a causa dos problemas. A Zambézia é das províncias mais ricas, um lugar onde a exploração portuguesa foi muito forte. Se os portugueses eram tão poucos ali, como dominaram a província e o país? Qual a participação dos indígenas? Se parar para uma reflexão interna, a mão dos indígenas foi muito forte. A Zambézia foi a parcela do território com maior miscigenação. Como aconteceu? Será que as mulheres foram violadas? Será que se entregaram? Como é que a Zambézia tem tantos mulatos?Este livro, O Alegre Canto da Perdiz, parte de uma teoria.Segundo a tradição oral eram as mulheres negras que procuravam o homem branco para ter um filho mulato para que este não fosse depois deportado. Ainda há essa busca do homem branco. Muitas raparigas de 15 e 16 anos olham o homem branco como uma salvação. Sou observadora social e fui coleccionando estas questões.

Como explica, 30 anos após a independência, que essa busca do homem branco continue?

Estamos a assistir a qualquer coisa que não consigo interpretar. Os mulatos parecem estar de novo a assumir o controlo da situação. Com a economia de mercado aparecem os antigos portugueses a assumir o comando das infra-estruturas e o filho mulato ressurge no poder. Ainda não sei muito bem o que estou a fazer. Abro uma polémica para reflectir sobre o futuro do país. A reflexão sobre o que é ser moçambicano parou. Como nos vamos relacionar, que país estamos a construir? De forma suave tento levantar questões.E o que é ser moçambicano?Temos uma consciência nacional que não é comum aos outros países africanos. Moçambique está muito mais próximo da unidade nacional do que a maior parte das nações africanas. Aqui não há divisões tribais. Estamos todos misturados. Essa é das maiores relíquias de Moçambique.

Teme as reacções ao livro?

Tenho medo. Nem quero ser heroína nem mártir. Quero ser uma cidadã comum, mas não me sentiria bem se não escrevesse o que sei. Há gente que não vai gostar. Pode haver quem se zangue comigo. Acima de tudo quero contribuir para a reflexão da moçambicanidade.

O escritor Francisco José Viegas chama-lhe "a escritora mais divertida de África"...

Isso tem um pouco a ver com a estética da tradição oral. Quando os assuntos são muito profundos é preciso aligeirar. Já fiz isso com o livro anterior, em que o tema era a poligamia. De vez em quando tenho de fazer paragens para suavizar e dar um equilíbrio emocional ao leitor.

4 comments:

Ximbitane said...

Pelo dia Mundial do livro, comprei essa obra, e já começei a deliciar-me com algumas páginas escritas pela Paulina Chiziane.

Polémica ou não, essa escritora é um icone da literatura moçambicana

JOSÉ said...

Não há dúvida que a Paulina Chiziane é um ícone e o livro deve ser excelente, tem o mérito de chamar a atenção para certas situações que devem ser analisadas.
Eu não costumo ler ficção mas talvez abra uma excepção neste caso.
Voltarei a falar da Paulina Chiziane!
Bem-vinda à minha palhota, gostei de a ver por aqui!

Ximbitane said...

A visita peca por ser tardia, mas nao tinha bussola e andava perdida a procura da palhota e nesta aldeia comunal que é a blogosfera...

Leia Paulina Chiziane, caro José! Vou fazendo o mesmo deste lado, depois trocamos umas ideias.

JOSÉ said...

Eu culturalmente vivo aqui num deserto, mas vou procurar esse último livro da Paulina Chiziane,o assunto fascina-me, apesar de como já afirmei, habitualmente não leio ficção.
Entretanto proponho um desafio: leia calmamente o livro e depois quero ler as suas opiniões no seu blogue. Concorda?