Tuesday 1 April 2008

Dia das Verdades

Tinha preparado algo alusivo a esta data, “Dia das Mentiras”, mas fui ultrapassado pelos acontecimentos no Zimbabwé, e ainda bem, dá-me mais satisfação falar das verdades.
No momento em que escrevo, não é bem claro o resultado das eleições devido a possíveis manobras, correm diversos rumores e alguns são perturbadores, mas há uma verdade incontestável: Mugabe foi derrotado e o Zimbabwé escolheu a mudança. Os comentadores irão analisar exaustivamente o significado e as repercussões deste acto eleitoral, mas os ventos que sopram do Zimbabwe dão alento aos que desejam mudança em Moçambique.
Já que mencionei mentiras, é no mínimo indecente que os observadores da SADC tenham apressadamente declarado o acto eleitoral credível, isto atesta bem a credibilidade desta organização.
Entre verdades e mentiras, fica a certeza de que a liberdade e a democracia irão prevalecer em toda a região e que os tiranos, corruptos e incompetentes começam a ter pouco espaço de manobra.

4 comments:

Anonymous said...

Estamos com olhos para o Zimbabwe

Reflectindo sobre Mocambique

JOSÉ said...

O povo do Zimbabwe falou bem claro mas as notícias não são tranquilizantes. De qualqer modo estou a preparar-me para comemorar a derrocada final do tirano de Harare. Acompanha-me? Vamos beber 2M ou tontonto?

Ivone said...

Penso que vamos mesmo comemorar a saída dum tirano. Espero melhores dias para os zimbabueanos. Mas devaneando...
Desde a antiguidade houve muitas tentativas para construir um mundo melhor. Ideologias, filosofias etc. O mito do eterno retorno: as coisas melhoram, pioram, voltam a melhorar, voltam a piorar etc.
Vivemos num mundo de interesses e esta economia de mercado (ideologia do dinheiro), esta liberdade aparente, esta manipulação permanente... não sei para onde nos leva.
Às vezes, não acredito em nada. E África tem menos mecanismos de protecção neste mundo global onde o capital é quem manda. E as guerras em África são alimentadas por quem?
Vi dois filmes 'Blood diamond' e 'The constant gardener' e fiquei a pensar...
Como é que funcionam as democracias em África? Vota-se em etnias, em partidos políticos formados em torno de um chefe tribal, grupo etnico? Zuma é zulu, Kibaki é kikuyu, Odinga é luo,... Na Etiopia os lideres reconhecem que a sociedade está organizada em torno de grupos etnicos.
Continuando a devanear. As crenças e a ignorância. Como é que é possível acusarem crianças de serem bruxas (no Congo e no norte de Angola)? Como é que é possível pensar-se que tendo relações sexuais com uma criança se fica curado de SIDA? Com tanta gente capaz, como é que se escolhe o mais ignorante para presidente?
Zé, Zuma parece não ter qualquer formação (académica e não só) e pelos vistos poderá ser o futuro presidente da África do Sul. O que pensas disto tudo?

JOSÉ said...

As tuas preocupações são legítimas e pertinentes. Os especialistas avançam com diversas teorias para explicarem os problemas de África, mas eu, um simples observador, proponho uma explicação simples: o grande problema de África é o flagrante défice democrático. Muito dinheiro que tem sido gasto em África teria sido mais bem aplicado se fosse investido no aprofundamento da democracia. Em democracia, não há lugar para a corrupção, fraude eleitoral, abusos, guerras, golpes, favoritismos, discriminação, etc., leva-se a sério os princípios de liberdade, justiça e alternância política. Este género de democracia incomoda muita gente, por isso muitos africanos afirmam que a democracia é um conceito ocidental que deve ser adaptado à realidade africana. Por exemplo, numa verdadeira democracia Mugabe já teria sido corrido há muitos anos. A propósito, Moçambique também tem um grande défice democrático.
O que se passa neste continente é inquietante pois num mundo globalizado se África não mudar corre o risco de ficar irremediavelmente para trás, é que essa história de pôr as culpas todas nos colonialistas, racistas e imperialistas já não convence muita gente.
Quanto ao Zuma, é muito preocupante que ele possivelmente seja o próximo Presidente da África do Sul, mas lá está, numa verdadeira democracia um político acusado de corrupção e com valores éticos suspeitos, jamais sonharia em ser Presidente. Democracia à africana, Ivone. Uma curiosidade: sabias que o Zuma viveu em Maputo e que foi casado com uma moçambicana? Essa mulher mais tarde suicidou-se, possivelmente devido a problemas maritais. Este Zuma já se casou várias vezes e não se sabe ao certo quantos filhos tem.