Sunday 23 March 2008

Vai um churrasco?

CHURRASCO DE RICO & CHURRASCO DE POBRE
TRAJE FEMININO:
DE RICO:

· Calça ou vestido de cor clara, bolsas L. Vuitton, Prada. Camisete básica branca de marca Doc Dog. Óculos Chanel, Valentino, sandalinha rasteira da Lenny. Ela sempre chega sozinha e ou com os dois filhinhos, conduzindo o seu próprio carro.
DE POBRE:
· Mini-saia curtíssima do Hipermercado Kompone ou Xikelene, blusinha da Loja das Damas ou PEP, tamanco de madeira de salto altíssimo ou tenis de 75,00 Mts e bolinhas, óculos coloridos do camelô é claro!!, piercing e anel no dedo do pé, um colar de fantasia. Muitas usam fato de banho, na esperança de tomar um banho de piscina. Algumas trazem bebes ao colo, filhos adultos, amigos dos filhos e vizinhas das colegas de trabalho (boutique ou salao).
TRAJE MASCULINO:
DE RICO:

· Bermuda Hugo Boss ou Richard, camisa desportiva Siberian ou Brooksfield, óculos Armani e aquele 4x4 importado maravilhoso.
DE POBRE:
· Chinelo Rider, bermuda florida ou feita de uma calça jeans cortada com a barriga aparecendo, camisete do Benfica ou do Chelsea, estampada nas costas (eles morrem de calor) e óculos de camelô na testa. Chegam de Xapa ou de boleia com mais oito pessoas (nao convidadas).
A COMIDA:
DE RICO:
· Normalmente eles não comem, quando comem é um pouquinho de cada coisa. Arroz com brócolis ou açafrão, queijo com frutas, filet de cordeiro, picanha, Sendo que cada coisa a seu tempo e pausadamente.
DE POBRE:
· Sadada com muito tomate, cebola e vinagre, maionese, muito frango e T Bone grelhado, xima, dobrada e miolo da cabeca de cabrito,(que eles juram ser mais macio que picanha!), tudo com limao, sal e muito priri piripiri.
A BEBIDA:
DE RICO:
· Os homens, Champanhe frances ou cerveja Heineken geladíssima. As mulheres, Schweppes, Martini, Sumos, água Evian ou Coca-Cola Light.
DE POBRE:
· Eles e elas: Cerveja 2M ou Laurentina preta (media, gelada no tanque de lavar roupa ou tambor cheio de gelo). Quem fica tonto mais rápido, bebe intercalando água da torneira ou Red Bull. Muito wisky Mac Gregor e vinho de pacote ou garrafao.
PRATO :
DE RICO:
· Normalmente beliscam uma picanha servida num enorme prato branco liso de porcelana, taças adequadas a cada tipo de bebida: champanhe, água, sumo e refrigerante.
DE POBRE:
· Os tradicionais pratinhos de alumínio ou papelão, eles ficam o tempo todo de olho na fila esperando diminuir. As bebidas são servidas em copinhos plásticos (reciclados) de 200 ml. (compra-se a quantidade exata do número de convidados). Os de vidro servem para os convidados mais chegados ou familiares e algum oficial da PRM, Justica, Alfandega (sao os VIPS).
MÚSICA:
DE RICO:
· Música instrumental e Jazz. Podem contratar um grupo que toca, mas com músicos formados pela Escola de Música.
DE POBRE:
· Aquele ritmo de fazer suar: DJ Ardlies, Lorena, Edu, Kwassa Kwassa, Pandza, Só CD's piratas. Não pode faltar o ultimo lancamento do mes do Zico ou Mc Rogers,. O importante é tirar a malta do chão. Depois de umas 2 horas de churrasco, todos já estão dançando, independente das idades ou tamanho. Também rola uma batucada improvisada com panelas, tampas ou qualquer objeto disponível que emita um som (cantam Fany Pfumo, Alberto Mutxeka e alguns canticos revolucionarios dos anos 74 /7). As mulheres tiram as sandálias, porque não estão acostumadas, os rapazes as sapatilhas e vai dai e chole a poeira a subir...
O CHURRASQUEIRO:
DE RICO:
· Contratado de uma churrascaria famosa. Trabalha com um uniforme impecável e traz consigo toda equipe necessária para atender todos os convidados.
DE POBRE:
· Amigo de um conhecido que adora fazer churrasco, e cada hora um fica um pouquinho pra revezar. Normalmente é um fulano barrigudo que fica suando com uma toalhinha na mão (ele usa para enxugar o suor, limpar as mãos e o que mais precisar!...). Adora ficar deitando cerveja na brasa para mostrar fartura!
O LOCAL:
DE RICO:

· Área coberta, com piso de relva, tem mesinhas, sombreiros e bancos de pinho, num lindo jardim com piscina, mas ninguém se anima dar um mergulho, pois a mesma está decorada com um lindo arranjo de flores tropicais.
DE POBRE:
· Normalmente no quintal ou garagem, com sol quente na cabeça ou chuva para acalmar o fogo (então é improvisada uma lona de camiao ou vagao como cobertura, mas só para proteger a churrasqueira). Cadeiras só para quem chegar mais cedo (esses cedem o lugar para as grávidas que sempre chegam atrasadas), os demais ficam em pé, esbarrando uns nos outros e pisando no seu pé, mas não tem problema porque a maioria tá descalço. Sem esquecer o tradicional banho de chuveiro, onde os bêbados começam com a brincadeira de querer molhar todo mundo com chamapnhe.
O FINAL:
DE RICO:
· Em no máximo 4 horas, cada pessoa sai em seu próprio carro. Mas saem em momentos diferentes, para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos a cada um com atenção.
DE POBRE:
· Dura no mínimo 8 horas e depois que todos já estão bêbados, o dono da casa diz que tem que trabalhar cedo no dia seguinte, mas o pessoal ainda quer fazer contribuicao para comprar mais uma caixa de cerveja. Quem não tem carro vai de boleia ou de xapa mesmo. (isso sem falar nos que passam mal, vomitam e precisam curar o porre, estatelados no sofá ou no tapete, antes de pensar em ir embora e naqueles parentes e amigos mais chegados que são intimados a "dar uma maozinha" na limpeza do recinto!). O pessoal que tem carro, liga o som bem alto (curticao claro!) e sai buzinando, rindo e gritando : "Vamos embora, vamos embora...., amanhã voltamos para lavar as panelas!"
Vida de Pobre é Doce!!!
(Préstimos de Laura)

2 comments:

Ivone Soares said...

Doce descrição esta.

JOSÉ said...

Se a Ivone me convidasse para um churrasco haveria um choque, é que a Ivone é rica e eu sou pobre e eu não saberia qual o seria o comportamento adequado.