Monday 9 February 2009

Obama errou! E em Moçambique?

Tom Daschle e Nancy Killefer foram nomeados para a administração de Obama mas acabaram por recuar devido a alegações de fuga ao fisco.
O Presidente Obama afirmou publicamnete que tinha errado e que é importante para a sua administração apresentar a imagem de que todos são iguais perante a lei. Isso mesmo, para Obama ninguém está acima da lei!
Ao admitir o seu erro, Obama mostra que afinal errar é humano, fiquei muito impressionado com a sua honestidade. Eu desconfio muito dos políticos que pensam que são perfeitos e que nunca erram. Porque não vemos esta atitude em outras latitudes?
No caso concreto de Moçambique, será possível que o Presidente venha a público reconhecer que errou na sua política em relação a Mugabe e ao Zimbabwe?
Podemos esperar que Armando Guebuza admita que foi um erro grosseiro a partidarização da sociedade, os abusos dos direitos humanos, a tentativa de silenciar a Oposição, a fraude e manipulação das eleições e a interferencia no poder judicial?
Guebuza vai admitir que errou em certas nomeações e que falhou no combate ao crime e à corrupção?Se estamos felizes com a eleição de Obama, penso que deviamos copiar os seus bons exemplos.

2 comments:

Anonymous said...

Isso nunca vai acontecer, JAMAIS, alguma vez. Mocambique nao aprende com a democracia dos outros paises, pois nao lhes convem. Maria Helena

JOSÉ said...

Sim, sabemos, mas em democracia devia ser assim, infelizmente torna-se dificil encontrar honestidade e transparencia em Africa, principalmente em Mocambique.