Sunday 20 January 2008

Turismo: uma observação

Todos sabemos a importancia que o turismo tem para o desenvolvimento económico de Moçambique mas o que tenho ouvido e lido ultimamente sobre as experiencias dos turistas sul-africanos em Moçambique deixa-me preocupado. Os visitantes sul-africanos não poupam elogios a Moçambique mas sentem-se revoltados com a exploração desenfreada e roubo descarado de que são vítimas. Os problemas começam logo na fronteira onde alguns espertalhões se aproveitam do desconhecimento da língua e da burocracia complicada para extorquirem quantias elevadas de dinheiro. Ao longo das estradas é o cenário habitual de verdadeiros e falsos polícias a usarem todos os truques para sacarem dinheiro. Por vezes aparecem na Imprensa reclamações dos turistas que dão uma imagem muito negativa do País. Certamente que algo está errado quando o turista é olhado como fonte de dinheiro fácil em vez de factor crucial para o desenvolvimento de Moçambique. Será que estão a matar a galinha dos ovos de ouro?

3 comments:

AGRY said...
This comment has been removed by the author.
AGRY said...

Desculpe, mas o comentário estava cheio de gralhas.
Dizia eu:
Infelizmente, este fenómeno está a multiplicar-se um pouco por todo o lado com especial incidência, obviamente, nos paises menos desenvolvidos.Nas regiões mais atrasadas da Europa este espirito de "espanta-turistas" também existe.
Para quem já se debate com tantos e variados problemas, este que deveria ser uma solução vem, infelizmente, engrossar o exército das dificuldades já existentes.
Bem, com este comentário vou dormir tranquilo pois já dei as boas vindas a mais um bloger!
Boas postagens

JOSÉ said...

Obrigado pela visita e pelas boas vindas! Na verdade os países menos desenvolvidos terão de repensar as suas políticas de turismo. Já visitei o seu blogue mas terei de voltar com mais tempo, de qualquer modo devo dizer que é emocionante encontrar o Gandhi e Zeca Afonso no mesmo sítio.Receba um abraço e volte sempre!