Friday 25 January 2008

Quénia: um alerta oportuno

O Professor Doutor Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica e Presidente do Forum Nacional do " Mecanismo Africano de Revisão de Pares - MARP ", afirmou a semana passada que " é errado pensar-se que países estáveis não podem tornar-se instáveis". O ilustre Reitor citou o caso do Quénia e alertou ser " errado pensarmos que os moçambicanos são pacíficos e por isso não pode acontecer nada ".( Confira o Canal de Moçambique de 15-01-08 }. Quem tem ouvidos que ouça, estamos todos avisados!

11 comments:

Nelson said...

Deve ter sido Sócrates que disse que dum homem espera-se tudo. O carácter pacifico seja lá de quem for tem os seus limites. Até Jesus Cristo viu-se obrigado a usar força física para pôr ordem que deparou-se com extremos de desmandos. Pelo menos já sabemos oque uma fraude eleitoral pode causar num país estável, deixe-me imaginar oque seria num como nosso com história recente de guerra. Como alguém sabiamente disse devia ser momento de "pôr a barba de molho" agora que a "barba do vizinho" está arder.
Caro José, cheguei ao teu cantinho pela mão da Mana Iva Soares, essa nova responsável pelas relações exteriores da Renamo. Debates e devaneios. Gostei e prometo voltar.

Abraços do Chiveve(município das tempestades politicas).

Ivone Soares said...

gostei, Nelson, que tenhas vindo visitar o blogue do José. Já viu amigo, começam a aparecer visitante da pesada. Força para si,
Ivone

JOSÉ said...

Amigo Nelson, bem vindo a esta humilde palhota, fique à vontade. O povo moçambicano é pacífico mas na realidade o nível de tolerancia das pessoas tem sempre um limite e as consequencias podem ser deastrosas, os políticos deviam reflectir sobre isto.
O facto de viver no Chiveve faz com que o inveje, pelo menos aí já cheira a alternancia política! Para si um grande abraço, volte sempre, eu prometo visitar os seus blogues. José

JOSÉ said...

Iva, da pesada porquê? Tem a ver com peso ou é outra coisa? Quem escreveu sobre suruma recentemente? Um abração,
José

Nelson said...

Da pesada?
Querendo me comprometer cara Ivone? Querendo defraudar o caro José? Criar-lhe expectativas?

Oh caro José, Chiveve tem sido realmente um lugar interessante politicamente falando. Tem nos dado oportunidade de "ler" com maior clareza alguns discursos políticos que com frequência ouvimos. Beira tornou-se uma espécie de "laboratório" através do qual se pode escrutinar oque verdadeiramente vai na "alma" dos políticos. Um dos aspectos visivelmente fortes tem sido a intolerância política do partido no poder. Com frequência se procura menosprezar as realizações do governo municipal, tarefa que tem sido consideravelmente difícil pela evidente boa gestão de Deviz Simango e sua equipa. Por outro lado o governo central exibe realizações que são obviamente sua obrigação, como se fossem um gesto de generosidade ao município. É realmente muito interessante. Nessa "luta" o povo sai a ganhar.

Ivone Soares said...

Agora quem está comprometendo o outro são vocês. "Da pesada" não pelo peso, mas pelas coisas que escreve. Bom fim de semana pros dois.

Ivone Soares said...

Amigo, parece que seu relógio está indo em sentido contrário. Postei às 06:40Pm, e aparece 08H da manhã?

JOSÉ said...

Amigos da "pesada", já vi que não vamos fumar, expectativas goradas! Fico feliz com os ventos que sopram do Chiveve! Eu espreitei os vossos blogues hoje.
O relógio andando em sentido contrário? Quem me dera, Ivone, quem me dera!
Optimo fim-de-semana para ambos!

Ivone Soares said...

Quero testar o relógio. Escrevo e é meia noite e sete. vamos ver qtas marcará o seu relógio amigo!?

JOSÉ said...

Tem mesmo razão, como sempre! Alguma sugestão? Mas olhe que gosto da ideia de ficar mais novo, nem que seja só por algumas horas!

Ivone Soares said...

Sugestão? Acertar as horas. ahahahaha,
Bjhs