Monday 7 August 2017

Presidente de Moçambique e líder da Renamo reuniram-se para abordar processo de paz


O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, reuniram-se ontem para discutirem os próximos passos do processo de paz, refere um comunicado divulgado pela presidência moçambicana. 


O encontro decorreu na Gorongosa, província de Sofala, e nele Jacinto Nyusi e Afonso Dhlakama “discutiram e acordaram sobre os próximos passos no Processo da Paz, que esperam que seja concluído até finais do ano”.
O comunicado precisa ainda que os dois responsáveis “acordaram que iriam manter o seu diálogo e acompanhar de perto o trabalho das duas comissões, visando um novo encontro, em breve, para preparar os passos finais”.
O texto do gabinete de imprensa da presidência de Moçambique foi enviado à agência Lusa, acompanhados com fotos de Nyusi e Dhlakama durante o encontro.
Moçambique assiste, desde Maio, a uma trégua por tempo indeterminado, na sequência de contactos, em Dezembro, entre o Presidente moçambicano e o líder da Renamo.
Paralelamente a esta trégua, o Governo e a Renamo estão em negociações em torno da descentralização do Estado, despartidarização das forças de defesa e o desarmamento do braço militar do principal partido da oposição em Moçambique.
Entre 2015 e Dezembro do ano passado, o país voltou a ser palco de confrontos na sequência da recusa do principal partido da oposição em aceitar a derrota nas eleições gerais de 2014, acusando o partido no poder [a Frelimo] de fraude no escrutínio.
A vaga de violência incluiu ataques a alvos civis que o Governo atribuiu à Renamo e assassínios de membros dos dois partidos.


No comments: