Thursday 10 August 2017

“Canal de Moçambique” banido de cobrir visita de Nyusi a Sofala



O regresso da censura

“O nome do vosso jornal foi excluído pela Comissão dos Grandes Eventos e pelo Gabinete de Imprensa do Governo Provincial, por ordens que vieram de cima”, disse-nos Rufino Vicente, do Gabinete da governadora de Sofala.

O Governo Provincial de Sofala deu ordens para interditar os jornais “Canal de Moçambique” (semanário) e “Canalmoz” (diário electrónico) de fazer a cobertura da visita de Filipe Nyusi àquela província. A deci são de censura foi-nos comunicada pelo Gabinete de Imprensa da governadora provincial de Sofala.
Nyusi chega a Sofala hoje, quinta-feira, proveniente de Maputo.
Ficámos a saber que, da lista de dezoito jornalistas convidados, em representação dos diferentes órgãos de comunicação social nacional, sedeados em Sofala, o “Canal de Moçambique” foi excluído da lista por “ordens vindas de cima”, segundo declarou Rufino Vicente, ex-jornalista da RM e actualmente afecto ao gabinete da governadora de Sofala.
Para obter mais esclarecimentos, a nossa Reportagem naquela província contactou a delegada provincial do ICS, Sílvia Afonso, que normalmente gere as visitas presidenciais. Sílvia Afonso confirmou o banimento, tendo explicado: “O jornal ‘Canal de Moçambique’ não está contemplado para a cobertura da visita presidencial. Eu também recebi ordens de cima para trabalhar com esta lista original. Não tenho que alterar ordens supremas. É melhor contactar o Gabinete ou o senhor Zaqueu, pois foi ele quem me entregou a lista final”, disse a delegada do ICS em Sofala.

O Gabinete da governadora

O senhor Zaqueu, adido de Imprensa da governadora de Sofala, que acumula essas funções com as de oficial da Comissão dos Grandes Eventos na região, afirmou que o jornal “Canal de Moçambique” foi excluído por ordens da Presidência.
“A lista foi enviada com todos os órgãos de comunicação social que devem fazer parte, mas fomos informados pelos superiores da Presidência que o seu jornal não podia fazer parte da lista para cobrir o evento”, afirmou, tendo acrescentado: “O nome do seu jornal também foi excluído pela Comissão dos Grandes Eventos e pelo Gabinete de Imprensa no Governo Provincial”, disse. (José Jeco, na Beira)

CANALMOZ – 10.08.2017, no Moçambique para todos

No comments: