Tuesday 15 August 2017

ENCONTRO DHLAKAMA E NYUSI: CAMINHO PARA A PAZ OU MAIS UMA CILADA

Editorial

O Presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama recebeu no começo desta semana na serra da Gorongosa, o Presidente da República, Filipe Nyusi, tendo juntos abordado questões realacionadas com a Paz e outras matérias em discussão em cima da mesa. Como disse o Presidente Afonso Dhlakama, o encontro já vinha sendo preparado com a confidencialidade possível com a ajuda dos países que fazem parte do “Grupo de Contacto”.
Depois do encontro, diversas reacções foram aparecendo, com uns a parabenizar a alegada coragem de Filipe Nyusi ao se deslocar ao encontro do Presidente da RENAMO, e outros a recearem que venha ser mais uma cilada daquelas que a Frelimo nos habituou sobretudo quando se avizinham eventos de grandes envergaduras tal como eleições.
A verdade é que o encontro aconteceu e passado uma semana depois do mesmo ainda não ouvimos os impostores que sempre estiveram contra o entendimento entre os dois líderes tal como aconteceu em Fevereiro de 2015 em que logo após o entendimento entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama, elementos da ala radical, incluindo da Comissão Política foram se desdobrando pelo país para ridicularizar o entendimento.
Para a RENAMO se bem que Filipe Nyusi teve coragem de ir ao encontro de Afonso Dhlakama, a mais pura verdade é a coragem que o Presidente da RENAMO teve em manter o encontro com alguém que diversas vezes usou artimanhas para armadilhá-lo.


(A PERDIZ - Boletim Informativo da Renamo)

No comments: