Saturday 16 July 2016

Nice/Atentado: "Terrorismo nunca derrotará democracia" - NATO

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse hoje que "o terrorismo nunca derrotará a democracia", manifestando ainda "forte solidariedade" com França, onde pelo menos 84 pessoas morreram depois de um camionista ter avançado sobre uma multidão.
"Este ataque teve como alvo pessoas inocentes e os valores centrais que a NATO defende. Mas o terrorismo nunca derrotará a democracia, a liberdade e as nossas sociedades abertas", disse Stoltenberg.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) sublinhou ainda a "forte solidariedade" com o povo francês.
O atentado ocorreu na avenida marginal de Nice (Sudeste de França), a Promenade des Anglais, tendo o motorista de um camião avançado sobre uma multidão que, na altura, assistia a um fogo-de-artifício para celebrar o dia nacional de França, fazendo pelo menos 84 mortos.
As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista e o Presidente de França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado e decretou três dias de luto nacional.
Os serviços de segurança franceses identificaram o motorista do camião como um cidadão franco-tunisino de 31 anos, residente na cidade.
A autoria do ataque ainda não foi reivindicada.


Lusa

No comments: