Thursday 28 December 2017

Terceiro maior partido moçambicano frustrado com atraso na lei de eleição de governadores provinciais

O líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, mostrou-se hoje frustrado com o atraso que se verifica nas negociações em torno de um pacote legislativo autárquico que preveja a eleição de governadores provinciais.
 




"Estamos frustrados, porque a lei orgânica dos governos provinciais, a lei das finanças provinciais, num figurino diferente do actual, deveriam estar em marcha e aprovadas antes da convocação das eleições gerais em abril, de acordo com a Constituição da República", afirmou Daviz Simango, em conferência de imprensa na cidade da Beira, onde é edil
Daviz Simango assinalou que o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), Afonso Dhlakama, asseguraram várias vezes que o Governo e o principal partido da oposição submeteriam até ao final deste ano à Assembleia da República os documentos do acordo resultante das negociações em curso para uma paz definitiva no país.
"Foi anunciado que os documentos sobre a descentralização, desmobilização, desarmamento e reintegração seriam submetidos à Assembleia da República antes do fim do ano, o que não aconteceu até à data do encerramento da última sessão ordinária", declarou o presidente do MDM.
"O ano começou com a trégua (nos confrontos armados), que se estendeu por tempo indeterminado. Pensamos que permitiu supostos progressos, embora não se conheça, os detalhes", declarou Daviz Simango.
O Governo e a Renamo estão a negociar uma proposta de lei que preconize a eleição de governadores provinciais, o desarmamento do braço militar da Renamo e sua integração nas Forças de Defesa e Segurança (FDS) ou desmobilização.
As negociações visam um acordo para uma paz duradoura face aos ciclos de violência armada que o país tem conhecido desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992, que pôs termo a 16 anos de guerra civil no país.
 
Lusa

 
 

 
 

No comments: