Tuesday 26 December 2017

Mais de 200 mil pessoas passaram fronteira de Moçambique nos últimos 15 dias

Mais de 200 mil pessoas atravessaram o posto de fronteira de Ressano Garcia, o mais movimentado de Moçambique e que faz ligação com a África do Sul, nos últimos 15 dias, disse à Lusa a porta-voz do Serviço Nacional de Migração (Senami), Cira Fernandes.
O maior número de pessoas que atravessaram o posto neste período foi registado no dia 23 de dezembro, com a entrada de mais de 35 mil pessoas, segundo a porta-voz do Senami, que lembrou que esta é a avaliação preliminar.
O aumento de circulação no posto deve-se à quadra festiva de Natal e passagem de ano, tendo as autoridades decidido abrir a fronteira 24 horas por dia, de 13 de dezembro até 08 de janeiro.
A operação é designada "Paragem Única" e está a ser coordenada por um comando conjunto que integra as autoridades que operam na fronteira: Polícia da República de Moçambique (PRM), Direção-geral de Alfândegas, Polícia de Fronteira, Senami e brigadas ligadas a serviços de saúde e agricultura.
O atendimento foi reforçado com a instalação de cinco pontos para passageiros e viaturas no sentido África do Sul - Moçambique e seis no sentido inverso.
Lusa

No comments: