Tuesday 13 June 2017

Suécia quer debater resultados da "Kroll"



No contexto das dívidas ocultas do país 



A Embai­xada da Suécia em Moçambique realiza, amanhã, quarta-feira, na cidade de Maputo, um seminário de reflexão sobre o combate à cor­rupção no contexto das recentes dívidas ocultas em Moçambique.


Segundo um comunicado de imprensa em nosso poder, serão debatidas no seminário também as implicações dos resultados e conclusões da auditoria interna­cional do caso das dívidas ocul­tas e ilegais em Moçambique.
O encontro é organizado pelo "U4 - Anti-corruption Resource Centre" e realiza-se cerca três semanas de­pois de a "Kroll" ter terminado e ter entregado a Procuradoria-Geral da República o relatório de auditoria às contas das três empresas envolvidas nos escândalos das dívidas ocultas com garantias do Estado, contraí­das quando Armando Guebuza era o chefe do Governo da Frelimo.

Conforme os termos de referência, o Governo já deveria ter publicado o sumário executivo do documento,
A Suécia é a principal financiadora da recente autoria internacional às contas das empresas MAM, 'Prolndicus" e EMATUM, beneficiárias dos empréstimos secretos num valor de maisde2 mil milhões de dólares sem o aval da Assembleia da República, conforme exige a legislação no país.
O comunicado do "U4 - Anticorruption Resource Centre" sobre o seminário de amanhã sobre a corrupção refere: "O caso das re­centes dívidas ocultas despoletadas em Moçambique revela a dimensão global da problemática e a necessi­dade de colaboração entre os secto­res envolvidos tanto a nível nacional como internacional para encontrar respostas aos desafios identifica­dos para o combate a corrupção".
O encontro vai dar atenção es­pecial a questões relacionadas com a gestão transparente nos re­cursos naturais, nomeadamente o petróleo e o gás recentemen­te descobertos no país, cuja exploração se prevê para breve.
Segundo o *U4 - Anticorruption Resource Centre", o seminário de reflexão sobre o combate à corrupção em Moçambique pretende examinar as estratégias existentes e potenciais da luta contra a corrupção de modo a reduzir os riscos de corrupção liga­dos ao desenvolvimento de Moçam­bique e dos seus recursos naturais. Por outro lado, o encontro pre­tende promover uma compreensão comum e geral do caso recen­te de Moçambique, incluindo a sua história e contexto actual, e pretende debater as implicações dos resultados e conclusões da auditoria internacional realizada pela "Kroll no caso do endivida­mento público em Moçambique. O seminário terá a participação de membros do Governo de Moçambique, de parceiros de de­senvolvimento, do sector privado e de organizações não-governamentais que tenham interesse em respostas contra a corrupção que sejam eficazes e interesse no re­cente caso das dívidas moçam­bicanas. (Eugénio da Câmara)
CanalMoz – 13.06.2017

No comments: