Monday 5 June 2017

Polícia de Moçambique detém dois suspeitos de matar carecas para extração de órgãos

A Polícia de Moçambique anunciou hoje a detenção de dois homens no centro do país, indiciados pelos homicídios de três homens carecas, crimes alegadamente motivados por superstições.
Os suspeitos estão detidos em Morrumbala, província da Zambézia, e a polícia acredita que estão ligados às três mortes que ocorreram isoladamente, referiu o comandante daquela força de segurança, Afonso Dias, citado pela Rádio Moçambique.
O objetivo seria ganhar dinheiro às custas de crenças supersticiosas de algumas comunidades, segundo as quais os órgãos de pessoas calvas têm poderes para curar doenças ou dar acesso a riqueza se forem usados em determinados rituais.
As detenções acontecem depois de em maio a polícia investigar dois raptos e um homicídio de pessoas com calvície hereditária na mesma província.
Este tipo de ataques é classificado como um novo fenómeno.
"Estamos a seguir pistas de indivíduos da Tanzânia e do Maláui", países vizinhos, "considerados os principais compradores de órgãos", precisou à Lusa, Miguel Caetano, porta-voz do comando provincial da polícia da Zambézia.
Os ataques a pessoas calvas surgem alguns meses após um aparente abrandamento da violência contra albinos para extração de órgãos, usados também em rituais. Lusa

No comments: