Thursday 5 May 2016

Comissão de Direitos Humanos de Moçambique pede “acesso incondicional” a locais de corpos abandonados

A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) de Moçambique, instituição estatal, considerou hoje "grave e preocupante" a existência de corpos abandonados no centro do país e pediu o "acesso incondicional" de entidades nacionais ou internacionais aos locais.


















Lembrando que o centro do país vive uma crise política e militar, o presidente da CNDH, a, disse hoje, em conferência de imprensa realizada em Maputo, que o Governo deve "criar condições necessárias para que seja realizada uma investigação séria, independente e transparente nos locais mencionados, quer seja por entidades da sociedade civil, religiosas ou instituições de direitos humanos".
 O Escritório do Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos informou na quarta-feira estar em contacto com as autoridades moçambicanas para aceder à zona onde se encontram corpos abandonados.Comentando este desenvolvimento, Custódio Duma referiu que o caso "está a criar interesse, não só em Moçambique, mas também fora" e a declaração das Nações Unidas "também é importante" para que o Governo dê acesso às entidades de investigação, visando a protecção dos direitos fundamentais e a segurança dos cidadãos.
 "A CNDH considera grave e preocupante a existência de vários corpos espalhados nas matas e visíveis na via pública, sobre os quais não existem esclarecimentos sobre os contornos das mortes", salientou Duma.
 
 
Lusa
 
 

1 comment:

Anonymous said...

Sr. Presidente da República há mortes na sua casa diz algo! interrompa a sua agenda! A terra está quente! Na tradição Tsonga não se cultiva a terra quando há falecimento! Peça desculpas à visita! Comunique aos membros da grande família que os familiares desaparecidos foram encontrados a apodrecer debaixo da ponte! mesmo que seja um! mesmo que não o conheça! mesmo que não tenha votado em si! diz uma palavra somente meu presidente da República de Moçambicanos! Não temos outro Presidente! Precisamos de si, da sua vida, para conosco mesmos defender a vida de todos nós, a nossa dignidade - um dos nossos direitos fundamentais. Sr. Presidente há mortes estranhas na nossa casa! Estamos a deixar de ser humanos com tantos corpos deixados por cima da terra sujando nosso tempo! nossos filhos vão aprender a fazer isso e a achar isso normal ou irão se perguntar como fomos capazes de trair a nossa natureza humana! recorde-mo-nos TODOS em primeiro lugar e Sempre que somos seres humanos!