Monday 2 May 2016

PRESIDENTE PORTUGUÊS VAI RELANÇAR EM MOÇAMBIQUE DEBATE SOBRE ACORDO ORTOGRÁFICO

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai relançar o debate sobre o Acordo Ortográfico durante a sua visita de quatro dias à Moçambique que inicia, esta terça-feira.Moçambique e Angola ainda não ratificaram o acordo.Segundo avança o jornal 'Expresso' deste sábado, o referendo é uma das possibilidades para resolver o impasse.
O consultor cultural do presidente da República, Pedro Mexia, diz ao semanário que Marcelo tem recebido mensagens de cidadãos e instituições a contestar o acordo e que, caso Moçambique e Angola não o ratifiquem 'impõem-se uma reflexão sobre a matéria, que é de competência governamental, mas o presidente não deixará de sublinhar a utilidade de reflexão'.

O Expresso recorda que em 1991 Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos 400 subscritores de um manifesto contra o Acordo Ortográfico, mas que, em 2008, se manifestou a favor do mesmo considerando que as alterações não eram substanciais. Seis anos depois, na TVI, admitiu que, apesar de defender o Acordo Ortográfico, não o aplicava na prática.
Durante a campanha para as presidenciais deste ano, Marcelo continuou a não escrever segundo as novas regras, mas nunca tomou uma posição pública sobre o tema. Já este mês, num ofício a que o Expresso teve acesso, lê-se que 'sem prejuízo de possíveis desenvolvimentos futuros, o presidente da República, como todas as instituições do Estado português, segue as regras do Acordo Ortográfico no exercício das suas funções'.
A deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique enquadra-se no reforço das excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países.



 (RM/AIM)

No comments: