Monday 30 May 2016

Há consenso sobre agenda e termos de referência para diálogo político entre Presidente da República e Afonso Dhlakama

Próximo encontro será quarta-feira
 
A comissão Mista para o diálogo político diz haver consenso sobre a agenda e os termos de referência para o diálogo político entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. Os termos consensualizados aguardam agora a homologação das duas lideranças.
Antes mesmo do encontro iniciar, o semblante dos membros da comissão já revelava a forma como a reunião poderia decorrer.
“Os nossos trabalhos decorreram num ambiente cordial, de abertura e de troca de ideias. Achamos que foi um ambiente bastante positivo”, assegurou José Manteigas, Porta-Voz da sessão.
Durante três horas sem interrupção, as duas delegações estiveram reunidas a porta-fechada e, no final, saiu apenas uma declaração à imprensa, sem direito a perguntas.
“Durante o período em que estivemos reunidos, conseguimos, ao nosso nível, consensualizar a proposta de agenda que vamos submeter às nossas lideranças. Depois disso, teremos a proposta definitiva. Além disso, estabelecemos as linhas gerais dos termos de referência. Acreditamos que no próximo encontro, a ser realizado próxima quarta-feira, às 15h, na Assembleia da República, podemos trazer de forma precisa os termos de referência que irão nortear o encontro”, disse Manteiga.
Refira-se esta foi a segunda reunião da comissão mista, e a primeira em que estiveram todos os membros indicados.



( O País )

No comments: