Wednesday 27 January 2016

CPAR recomenda punição aos do baleamento do SG da Renamo

A Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR), o parlamento moçambicano, recomendou as instituições de justiça a perseguir e responsabilizar os autores do baleamento, semana passada, na cidade central da Beira, do deputado do parlamento e Secretario - Geral da Renamo, o maior partido da oposição, Manuel Bissopo.
Falando `a imprensa, hoje em Maputo, momentos após o término da nona sessão ordinária da CPAR, o porta-voz daquele órgão, Mateus Katupha, disse que a presidente do parlamento, Verónica Macamo, que preside as sessões deste mesmo órgão, condenou e repudiou o acto, através de uma informação lida no encontro.
Da apresentação desta informação, a Comissão Permanente condenou o acto e recomendou as instituições responsáveis para encontrarem formas de descobrir as pessoas envolvidas neste acto”, disse Katupha.
Acrescentou que a CPAR solidariza-se com Bissopo e condena o acto que culminou com o seu baleamento.
Entretanto, a Polícia moçambicana (PRM) anunciou nesta terça-feira possuir elementos que poderão ajudar a neutralizar os atiradores que feriram Bissopo e mataram o seu ajudante de campo.
Semana passada, a PRM anunciou, por outro lado, a criação de uma comissão de inquérito para ajudar a investigar os contornos deste mesmo acto.
Bissopo encontra-se a receber tratamento médico na África do Sul, para onde foi transferido depois de ter sido internado numa clínica privada na cidade da Beira.



PINC

No comments: