Saturday 7 November 2015

Morreu aos 90 anos Pancho Guedes, o arquitecto que deixou obra variada em Maputo

O arquitecto, e também pintor e escultor, Pancho Guedes, de 90 anos, com vasta obra edificada em Moçambique, morreu hoje de madrugada na África do Sul, disse à Lusa o catedrático da Universidade de Coimbra Jorge Figueira.
O também arquitecto não deu pormenores, referindo que Pancho Guedes terá falecido numa fazenda de uma das suas filhas.
Pancho Guedes deixou obra variada na capital de Moçambique, e também em Angola e Portugal, entre outros países.
Registado Amâncio d’Alpoim Miranda Guedes, mas conhecido como Pancho Guedes, nasceu em Lisboa em Maio de 1925, e cedo seguiu com a família para S. Tomé e Príncipe, Moçambique e também África do Sul.
Em Maputo são de sua autoria, entre outros, a padaria Saipal, os apartamentos Prometheus, a igreja de São Cipriano do Chamanculo, o Convento de São José de Llanguene, e escola de Enfermagem. Construiu fora da capital como o Hotel e Escola de Agricultura, em Esteve, na zona de Boane, ou o Colégio de Nossa Senhora da Conceição, em Inhabane.
Em Angola é de sua autoria o Banco Totta Standard, em Tombua, e no Reino da Suazilândia é autor Escola de Waterford.
Em Portugal assinou o projecto de arquitectura do Casal dos Olhos, em Eugaria, no concelho de Sintra.
Pancho Guedes fundou o departamento de arquitectura na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul, e foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e na Universidade Lusófona, também na capital portuguesa.

À Lusa o director da Trienal de Arquitectura de Lisboa, José Mateus, referindo-se a Pancho Guedes declarou apenas: "um arquitecto incrível".




No comments: