Thursday 17 October 2019

Frelimo com maioria qualificada, Renamo boicota apuramento de votos


Tudo indica que a Frelimo ganhou as eleições do dia 15 com maioria qualificada (2/3 dos votos). Projeções actuais indicam que Filipe Nyusi obteve pelo menos 70% dos votos. Ossufo Momade obteve 21% e Daviz Simango 7%. Mário Albino não foi para além de 1%. A afluência às urnas é estimada em 55%.
Melhores resultados da Frelimo do que estes só com Armando Guebuza em 2009, que obteve 75%. A afluência às urnas é a maior desde 1999.
O nível de fraude e má conduta da Frelimo foi generalizado e significativamente maior do que nas eleições anteriores e pode ter contribuído para a maioria qualificada.
A Frelimo fez eleger também os governadores das 10 províncias. Na terra natal de Ossufo Momade, Nampula, a Frelimo conseguiu mais de 50% dos votos mas a participação foi relativamente baixa (abaixo de 50%). Apenas na Zambézia é que os resultados ainda não são claros. A Frelimo está na dianteira com 60% mas com pouquíssimas mesas processadas.
A Renamo está a boicotar todos os processos de apuramento de eleições nas comissões distritais de eleições. O Boletim confirmou com fonte autorizada do partido que há ordens superiores para não prestar qualquer declaração à imprensa, desistir de todos os processos de contencioso eleitoral e não participar de qualquer processo de apuramento.O MDM está a participar do apuramento.

CIP 

No comments: