Friday 4 October 2019

Com oposição ausente, Frelimo captura cerimónias do dia da paz

A Frelimo apoderou-se das comemorações do dia da Paz e os partidos da oposição estiveram praticamente invisíveis.

No distrito de Chemba, Sofala, a administra do distrito, Admira Filimone, aproveitou-se das cerimónias oficiais do dia da Paz para fazer campanha a favor da Frelimo. “O governo de Filipe Nyusi vai continuar a trabalhar garantir a segurança e tranquilidade”, disse Filimone a população. Nenhum partido da oposição se fez presente no evento.
“A Renamo não foi convidada”, disse Féliz Simoco, Chefe de Mobilização da Renamo no distrito.
No distrito de Morrumbala, Zambézia, membros e simpatizantes da Frelimo inundaram a Praça dos Heróis com camisetes e bonés do partido. No local, nenhum partido da oposição se fiz presente, reportam os nossos correspondentes. “Não formos convidados para participar nas cerimónias alusivas ao dia da paz”, disse ao Boletim o mandatário da Renamo no distrito Neves de Brito.
No distrito de Cheringoma, Sofala, as cerimónias do dia da paz foram dirigidas pelo administrador do distrito que, na ocasião, se encontrava trajado de camisete e boné da Frelimo. Nenhum membro da oposição se fez presente no local.
No distrito de Gondola, Manica, secretário permanente distrital, Luís Nobre, dirigiu as cerimónias oficiais do dia da paz e pediu aos presentes a votarem na Frelimo. “Vamos votar na Frelimo porque é um partido que pauta pela paz”, disse Nobre. Os partidos da oposição não participaram do evento, reportam os nossos correspondentes.
O porta-voz distrital da Renamo, Edson Mapsanganhe, disse ao Boletim que o partido não se fez presente nas celebrações da paz devido aos preparativos da recepção do seu candidato presidencial, Ossufo Momade. Mapsanganhe disse, ainda que Gondola passa por dias difíceis.
“Aqui em Gondola não há paz, há movimentação de militares por toda a parte, ataques de homens que não conhecemos”, disse o delegado.
No distrito de Macate, Manica, o MDM preferiu fazer campanha a ter que participar nas comemorações do dia da paz. Ouvido pelo Boletim, o porta-voz do partido no distrito, disse que a paz ainda não se fazer sentir no país. “Ainda se ouvem ataques centro do pais e assassinatos em Cabo Delgado.
No distrito de Mecanhelas, Niassa, o administrador do distrito, Calisto Mussa, fez campanha pela Frelimo durante a celebração do dia da paz. “A Frelimo e Nyusi são o partido e candidato certos”, disse Mussa à população. Na ocasião, membros e simpatizantes da Frelimo se fizeram à praça dos heróis trajados de camisetes, capulanas e bonés do partido,
Em Nangade, Cabo Delgado, o secretário da Frelimo, Salimo Nassoro, disse a população, durante a comemoração do dia da paz, para votar na Frelimo e no seu candidato no dia 15 de Outubro. Na ocasião, dançarinas da EPC de Nangade participaram da cerimónia trajadas de capulanas da Frelimo.
Nos dois distritos, a Renamo e o MDM não participaram da cerimónia alegadamente porque não receberam convite para o efeito.

( CIP )

No comments: