Thursday 24 May 2018

Líder do grupo de contacto para Moçambique felicita líderes pela revisão da Constituição

O embaixador da Suíça em Moçambique, presidente do Grupo de Contacto que tem acompanhado as negociações de paz no país, felicitou hoje os líderes políticos moçambicanos.
Em comunicado, Mirko Manzoni felicita "a República de Moçambique pelo passo histórico que foi dado hoje com a aprovação da proposta de lei para revisão da Constituição com o intuito de descentralizar e desconcentrar o poder para o povo".
A revisão foi aprovada na quarta-feira na generalidade e por consenso na Assembleia da República e hoje, também por unanimidade, na especialidade.
"É um dia de orgulho para os moçambicanos. Hoje, os líderes de Moçambique e o seu povo deram o exemplo para a região, o continente e a comunidade internacional", acrescentou em comunicado.
De um modo particular, o diplomata felicita o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o falecido presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, pela forma como "conduziram o processo de paz e se comprometeram com o diálogo".
"É minha esperança que o mesmo espírito se mantenha no que toca aos assuntos militares", dossiê paralelo ao da descentralização, com vista à assinatura de um acordo de paz irreversível para Moçambique.

( Lusa )

No comments: