Wednesday 6 September 2017

“Sem bons dirigentes o país não irá desenvolver”, Lurdes Mutola

















Lurdes Mutola orienta palestra na UEM

Naquela que foi sua primeira "aula" depois de, em 2015, a universidade Eduardo Mondlane lhe ter ortogado o título honorífico de doutor Honóris Causa em Ciência de Desporto, Lurdes Mutola profere uma palestra na qual aborda o seu percurso desportivo, em Maputo, na qual lembrou o que se sabe: “sem bons dirigentes o país não irá desenvolver”.
A menina de ouro começou por dizer que é o que é graças ao desporto. Mutola diz, por outro lado, que o bairro do Chamanculo tem um grande significado para si, uma vez que levou este bairro ao mundo.
A menina de ouro recorda que teve que fazer muito sacrifício para alcançar altos patamares. A campeã olímpica diz não ter sido fácil tudo aquilo que passou como atleta e lamenta o facto de as pessoas só se recordarem da medalha de ouro conquistada em Sydney e não as restantes. Aliás, disse que a sua treinadora lhe alertou para o facto de as pessoas só se recordarem dos momentos áureos. Recuou no tempo e, a dado passo, falou do papel que Marcelino dos Santos desempenhou para que, em 1991, ela seguisse aos EUA.
Ora, Lurdes Mutola disse ainda que foi muito pressionada para mudar de nacionalidade, o que não aconteceu graças ao pai. 

No comments: