Thursday 28 September 2017

INICIA MONTAGEM DO TABULEIRO PRINCIPAL DA PONTE MAPUTO/KA TEMBE




O tabuleiro principal da ponte Maputo/KaTembe chegou, esta quarta-feira, ao país, esperando-se que a montagem inicie hoje, caso se concluam a tempo os actos preparatórios iniciados logo após a atracagem do navio que transportou a peça.

O navio atracou no Porto de Maputo por cerca das 13.30 horas, tendo sido motivo para uma celebração que incluiu a queima de fogo-de-artifício.
Ontem mesmo foram concluídos os ensaios de funcionalidade da grua que vai içar os módulos até os cabos pendurais aos quais o tabuleiro será fixado. Contudo, segundo o Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, Silva Magaia, dona do projecto, novos testes deverão ainda ser realizados pelo empreiteiro já com os módulos no terreno.
Segundo Silva Magaia, o sucesso destes testes é que vai determinar o arranque, esta manhã, do processo de colocação do tabuleiro.
A previsão, de acordo com Magaia, é que esta operação dure entre um mês a 45 dias, devendo seguir-se os acabamentos, certificações de segurança, pintura de protecção contra o ambiente marítimo, tendo em conta alguns arranhões susceptíveis de ocorrer no embarque/desembarque.
O PCA da Maputo Sul disse que a chegada da plataforma “é a última das grandes fases do projecto” e que dentro de dias ou semanas ver-se-á a ligação entre a torre norte, junto ao cais número cinco do Porto de Maputo, e a norte, do lado da KaTembe.
Entretanto, algumas frentes da obra continuam paralisadas devido à recusa de alguns vendedores do mercado “Nwankakana” de abandonar uma área de serviço, e ao facto de continuar por transferir uma linha de transporte de energia eléctrica que atravessa a zona.
Estes empecilhos, seguindo Magaia, podem determinar o incumprimento dos prazos de execução da obra, levando, por exemplo, a que parte do trabalho que devia ser concluído este ano transite para o próximo.
No entanto, garantiu que diligências estão em curso junto do Conselho Municipal de Maputo e da Electricidade de Moçambique visando a rápida libertação da área de trabalho.



( RM )

No comments: