Thursday 20 July 2017

Reserva de Maputo recebe 57 animais

A Reserva Especial de Maputo (REM), no distrito de Matutuíne, província de Maputo, conta desde esta segunda-feira com mais 50 impalas e sete cudos. Trata-se, porém, do primeiro lote dos cerca de 1400 animais a serem introduzidos, este ano, neste espaço de conservação animal.
A medida enquadra-se no âmbito do programa de repovoamento desta reserva da fauna bravia, tendo em vista a diversificação da população animal para uma maior atracção da actividade turística.
Ao longo deste ano, as autoridades do parque esperam receber um total de 1.412 animais de diferentes espécies, com destaque para girafas, zebras, cudos, impalas, entre outras espécies, a serem translocados da África do Sul e da Suazilândia.
Do total dos animais a serem alocados, 1.162 serão adquiridos na vizinha Suazilândia, uma operação que irá custar cerca de dois milhões de randes.
Falando na noite desta segunda-feira, em Matutuíne, momentos após testemunhar a recepção dos 57 animais, Roberto Cumbane, representante da reserva, disse que relativamente às espécies provenientes da África do Sul (cerca de 250 animais), não haverá custos de aquisição.
“O custo de animais não é nada baixo, lamentavelmente os nossos irmãos vão subtraindo as espécies”, apontou Cumbane, citado hoje pelo “mediaFax”. “Só para terem uma ideia, uma zebra custa 3.500 randes, um cocone custa 1.800 randes, uma impala 650 randes, uma girafa 9.000 randes, um cudo 2.200 randes”.
Com uma área estimada em 1.040 Km2, a Reserva Especial de Maputo conserva diferentes espécies da fauna bravia, dentre as quais, o elefante, um dos maiores atractivos desta espaço de conservação, boi cavalo, cudos, girafa, inhalas, crocodilos, hipopótamos, diferentes espécies de aves, entre outros.

(AIM)

No comments: