Monday 3 April 2017

PAÍS: HOSPITAIS ATENDEM ANUALMENTE CERCA DE 150 MIL PACIENTES COM PERTURB

País: Hospitais atendem anualmente cerca de 150 mil pacientes com perturbações mentais
Em Moçambique as perturbações afectivas e de humor que incluem a depressão, são a quarta maior causa de procura de atendimento nos serviços de psiquiatria e saúde mental, depois da epilepsia, esquizofrenia e perturbações orgânicas.
Esta posição foi defendida, hoje em Maputo, pelo Vice-Ministro de Saúde, Mouzinho Saíde, numa conferência de imprensa sobre a comemoração do Dia Mundial de Saúde que se celebra a sete de Abril, sob lema: “Depressão – vamos conversar”.
Mouzinho Saíde explicou que as perturbações mentais aumentam o risco de suicídio e por ano, são atendidos cerca de cento e cinquenta mil pacientes com perturbações mentais, incluindo a depressão
Salientou que se trata de uma doença de difícil diagnóstico que pode ser causada por factores sociais, psicológicos e biológicos.
O Vice-ministro da Saúde, disse ainda que no país existem apenas cerca de quinze médicos psiquiatras, mais de duzentos psicólogos e pouco menos de duzentos técnicos de psiquiatria.
Na ocasião, a representante de Organização Mundial da Saúde em Moçambique, Djamila Cabral disse que a instituição recomenda o aumento de profissionais qualificados em Saúde mental, em África.




(RM)

No comments: