Wednesday 15 February 2017

Depressão tropical no canal de Moçambique ameaça províncias no sul do país

Uma depressão tropical que se formou no canal de Moçambique pode provocar, nos próximos dias, ventos e chuvas fortes nas províncias de Gaza e Inhambane, disse à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.
"É uma depressão tropical que vai provocar ventos fortes e que poderá vir a ser acompanhada de uma precipitação de cerca 75 milímetros por hora", afirmou Paulo Tomás, o que vai causar algumas inundações.
Para fazer face à situação, prosseguiu Paulo Tomás, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) ativou os conselhos técnicos de emergência nas províncias que vão ser atingidas, além de ter acionado a Unidade Nacional de Proteção Civil.
"Neste momento, estamos com a situação monitorizável, na medida em que, de certo modo, tínhamos estes aspetos previstos no Plano de Contingência", observou o porta-voz do INGC.
Na sua página de internet, o Joint Typhoon Warning Center, da Marinha e da Força Aérea dos Estados Unidos, diz que se trata do ciclone tropical Dineo, com ondas de uma altura de cerca de cinco metros, estando prevista a sua chegada à costa moçambicana na noite de quarta-feira.
À medida que se aproxima da costa, acrescenta a fonte, o ciclone aumenta a sua velocidade e, até ao meio-dia de quarta-feira, os ventos poderão atingir a velocidade de cerca de 120 quilómetros por hora, com rajadas de mais de 150 quilómetros por hora.
"Vamos intensificar a alocação de bens e materiais para possíveis respostas no caso de qualquer fenómeno extremo", observou o porta-voz do INGC, que alerta para a tomada de precauções nas regiões que serão afetadas.


No comments: