Saturday 27 February 2016

Posicionamento da Renamo face ao Comunicado de Imprensa da Presidencia da Republica




A Presidência da RENAMO escutou atentamente o Comunicado de Imprensa da Presidência da República sobre as decisões tomadas na reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, realizada no dia 24 de Fevereiro de 2016.
Quanto a isto, a Presidência da RENAMO e o Partido RENAMO pronunciamse nos termos seguintes:
1) A RENAMO lutou sempre pela democracia e pelo estabelecimento do Estado de Direito em Moçambique.
2) A RENAMO acredita e acreditou sempre que os problemas e os conflitos nacionais só podem ser ultrapassados com um diálogo verdadeiro e sincero, mas, isto só é possível se o governo da Frelimo aceitar a democracia em Moçambique.
3) A RENAMO, através do seu Presidente, disse sempre não estar
interessada na guerra em Moçambique, porém tem o direito de se defender quando é atacada.
Por exemplo, neste momento, a região centro do País está cheia de
contingentes militares treinados por norte-coreanos, no sul do País, no quartel de Boquisso, província de Maputo, equipados com armamento pesado e despachados para o centro e norte do País onde protagonizam uma ofensiva de raptos e assassinatos aos membros e simpatizantes da RENAMO, o que a leva a defender-se dessas atrocidades do terrorismo da Frelimo.
4) Para a RENAMO, um diálogo verdadeiro e sério só é possível se a Frelimo aceitar uma mediação séria, posição já manifestada publicamente.
5) A RENAMO está disponível para dialogar com a Frelimo mas, exige em primeiro lugar a governação das seis províncias onde ganhou as eleições, por conseguinte, todo o diálogo a ser feito no futuro deverá acontecer quando a RENAMO estiver a governar efectivamente naquelas províncias, nomeadamente Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Manica.
Maputo, aos 26 de Fevereiro de 2016
O Chefe do Gabinete
___________________________________


Dr Augusto Mateus

No comments: