Saturday 10 November 2018

Ponte Maputo-Katembe: Inaugurado maior vão suspenso de África

Ponte Maputo-Katembe: Inaugurado maior vão suspenso de África
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, este sábado, a maior ponte suspensa de África: a ponte Maputo-Katembe.
A infra-estrutura foi idealizada por Armando Guebuza, antigo Presidente da República. Na sua intervenção, o antigo estadista manifestou a sua satisfação pela conclusão do projecto e defendeu que todos os moçambicanos devem se orgulhar da mesma. “Esta é uma conquista de todos moçambicanos e que deve ser defendida por todos nós. Quando temos uma conquista há quem não gosta e ataca, não nos preocupemos com isso”, atirou Guebuza.
O antigo presidente falou da grandeza do empreendimento, não só para o país, mas para toda África, entretanto reconheceu que ainda há muito por se fazer.
“Sinto que a minha missão foi cumprida com brio, orgulho, prazer e humildade”, regozijou Guebuza.
Questionado sobre como será feito o pagamento da dívida resultante da construção do empreendimento, Adriano Maleiane, ministro da Economia e Finanças respondeu nos seguintes termos:
“A concessionária da obra é a empresa Maputo Sul, ela é que tem que apresentar soluções de rentabilização da infra-estrutura e o Governo depois vai decidir o modelo de pagamento da dívida”, explicou o governante para depois avançar que o papel do Estado é o de garantir com que as tarifas da portagem sejam mais acessíveis aos utilizadores.
Recorde-se que a Maputo Sul já veio a público dizer que as receitas resultantes do pagamento das portagens não serão suficientes para custear as despesas de manutenção do empreendimento que estão orçadas em 1.200 milhões de dólares anuais.


O Pais 

No comments: