Thursday 4 October 2018

Eleições Autárquicas 2018 - Boletim Sobre o Processo Político em Moçambique

Líder da Renamo ameaça usar braço armado do partido para impedir fraude

Ossufo Momade disse hoje que a Renamo pondera mobilizar seu braço armado para evitar fraude no dia 10 de Outubro, que alega estar a ser preparada pela Frelimo.
“Os nossos membros e simpatizantes pedem a direcção do Partido para que os Rangeres possam intervirem em sua defesa, já que a polícia nada faz”, disse referindo-se a impunidade de José Dziwane, agente da polícia e secretário de Bairro da Frelimo que baleou membro da Renamo na 5ª Esquadra da Polícia, quando este ia denunciar simpatizantes da Frelimo que destruíram material de campanha da Renamo. O agente continua impune e não há processo crime contra ele.
“Temos conhecimento de que no dia de votação, vão entrar nas áreas autárquicas, cidadãos que residem fora das autarquias, assim como cidadãos Zimbabueanos e Sul-Africanos, para votarem fraudulentamente a Frelimo. Temos igualmente conhecimento, de que estão sendo preparados grupos das forças de defesa e segurança para junto das mesas de votação, criarem distúrbios, por forma a facilitar o enchimento de urnas e anularem votos da Renamo”, denunciou Ossufo Momade e lançou ameaça.
“Se a Frelimo não der ordem aos seus camaradas para pararem com este plano, não teremos outra alternativa se não ordenar os nossos rangeres para frustrarem esta intenção”, disse o coordenador interino da comissão política.

Professores que apoiam oposição transferidos

Dois professores na vila municipal de Massinga, Inhambane, e um de Milange, Zambezia, foram transferidos para escolas fora da autarquia depois de terem manifestado abertamente apoio à Renamo.

Outras notícias

A Renamo, na cidade da Beira, lançou hoje um apelo ao eleitorado para no dia 10 votar e permanecer nas mesas das assembleias de voto até terminar a contagem dos votos.
Renamo cita novamente rumores de urnas escondidas
Polícia suspeita membros do MDM de assassinato de Amurane
Vendedores impedem caravana da Frelimo de fazer campanha no mercado


Pode baixar o Boletim 55 com mais detalhas aqui http://bit.ly/ElAu55