Friday 10 November 2017

Cidade de Maputo aos 130 anos: Uma centenária com novos desafios



A cidade de Maputo celebra hoje 130 anos da sua elevação a esta categoria. A efeméride acontece numa altura em que ocorrem diversas mudanças do ponto de vista de estrutura física e arquitectónica, com as já tradicionais características a que nos habituou: diversos lugares histórico-culturais.

Na zona de cimento realçam-se as transformações em curso como o crescimento do parque imobiliário, a conclusão das obras de construção da Estrada Circular e a requalificação da Av. da Marginal e áreas adjacentes, o que empresta um outro ar a esta parte turística da capital.
Os novos edifícios concluídos recentemente, com destaque para estâncias turísticas, supermercados e outras infra-estruturas nas avenidas Julius Nyerere, Marginal e 25 de Setembro, cuja beleza arquitectónica é inquestionável, são exemplos do desenvolvimento da capital do país.
Alguns lugares outrora em estado de aparente abandono ou em ruínas deram lugar a novas construções como prédios, casas de pasto, instituições bancárias e construção do imponente projecto da ponte Maputo-KaTembe conferem uma nova face àquela que em tempo foi designada de cidade das acácias.
A construção da “Circular”, a reabilitação e terraplenagem de algumas vias de acesso no interior dos bairros são outros exemplos dos esforços que o município está a fazer para melhorar a circulação e mitigar o congestionamento rodoviário nas principais rodovias.
Um dos marcos da transformação da capital é, sem dúvidas, o bairro da Polana-Caniço “A”, onde de caniço somente sobra a designação, pois, este deu lugar a moradias luxuosas que despertam a atenção de qualquer um.
Há também a registar as primeiras acções do plano de requalificação de alguns bairros da capital como KaLhamankulo e KaMaxakeni, o que dentro de alguns anos poderá dar outra imagem à urbe.
Entre estes e outros avanços, o desafio, segundo o presidente do município de Maputo, David Simango, é complementar os esforços dos munícipes, colocando infra-estruturas à altura, com enfoque para vias de acesso, sistemas de saneamento, drenagem e consolidar o abastecimento de água.

(RM /Notícias)

No comments: